Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
1

PJ não encontrou fatura que procurava em casa Narciso Miranda

Narciso Miranda está acusado de ter desviado 37.500 euros.
17 de Novembro de 2015 às 16:13
O ex-presidente da Câmara de Matosinhos Narciso Miranda
O ex-presidente da Câmara de Matosinhos Narciso Miranda FOTO: Paulo Novais/Lusa

Uma inspetora da Polícia Judiciária (PJ) disse esta terça-feira, em tribunal, ter feito buscas à residência do ex-presidente da Câmara de Matosinhos, Narciso Miranda, acusado de desviar 37.500 euros, para encontrar uma fatura alusiva a obras, mas que não a descobriu.

Narciso Miranda está acusado de ter usado, em proveito próprio, 37.500 euros, dinheiro proveniente de uma subvenção estatal à sua candidatura à Câmara de Matosinhos, em 2009, ano em que concorreu como independente.

"Quando fomos fazer buscas à casa do Sr. Narciso Miranda a indicação era encontrar uma fatura no valor de cerca 30 mil euros, mas não encontrámos nada", frisou a inspetora da PJ, que testemunhou hoje no Tribunal de Matosinhos, distrito do Porto.

Na primeira audiência de julgamento, o ex-autarca realçou que a verba foi usada para fazer obras na sede de campanha -- Associação Narciso Miranda-Matosinhos Sempre.

Juntamente com Narciso Miranda estão a ser julgadas mais duas pessoas, o dono de uma empresa de construção e um empreiteiro, pela alegada prática, em coautoria, dos crimes de abuso de confiança e falsificação de documentos.

Uma outra inspetora da PJ explicou ter feito buscas a uma empresa de construção civil "à procura de uma fatura" no valor de 30 mil euros que viria a ser encontrada.

Por seu lado, um sócio da associação, eletricista, afirmou que foram feitas "muitas obras" na sede porque o edifício estava "um bocado degradado".

"Quando lá fomos a primeira vez ver o prédio até pombas havia lá dentro. Algumas janelas estavam partidas, o teto tinha um buraco e o quintal estava cheio de lixo", afiançou.

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)