page view

Polícias que torturam com bastão estão sem salário

Agentes da PSP da esquadra do Rato que estão em prisão preventiva foram suspensos de funções. Agrediam pequenos traficantes.

14 de julho de 2025 às 01:30
A carregar o vídeo ...

Polícias que torturam com bastão estão sem salário

Os dois agentes da PSP da esquadra do Rato, Lisboa, que estão em prisão preventiva por suspeitas de crimes de tortura praticados na esquadra estão suspensos de funções e com corte total nos salários. Os agentes, de 25 e 26 anos, foram detidos quinta-feira numa operação liderada por procuradores do Departamento de Investigação e Ação Penal (DIAP) de Lisboa que fizeram buscas nas esquadras da PSP do Rato e do Bairro Alto e também nas casas dos polícias. Em causa estarão agressões violentas a pequenos traficantes de droga. Uma dezena de pessoas, pelo menos, terão sido agredidas. a violência ocorria na fase de identificação. Num dos casos, em que há registo de vídeo do espancamento, terão tentado sodomizar a vítima com um bastão. Além da tortura, estão a ser investigados outros crimes, nomeadamente ofensas à integridade física qualificadas, peculato e falsificações.

Os arguidos foram denunciados pela hierarquia ao DIAP do Ministério Público, há cerca de nove meses. Os responsáveis do Comando da PSP da capital avançaram com a participação depois de tomarem quando tiveram conhecimento da existência de denúncias. O diretor nacional da PSP, Luís Carrilho, manifestou-se dececionado com este caso, garantindo que as pessoas podem continuar a confiar na polícia.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8