page view

Polícias revoltados contra “cartoon insultuoso” transmitido pela RTP

Cartoon surge em espaço publicitário à cobertura feita pela estação pública de televisão ao festival de música NOS Alive.

08 de julho de 2023 às 14:47

Um cartoon que retrata um polícia numa carreira de tiro a disparar contra vários alvos, sem que o alvo que representa um homem branco seja atingido e com o alvo que representa um homem negro cravejado de balas, está a gerar polémica. 

O cartoon, intitulado "Carreira de Tiro", foi transmitido na RTP, num espaço publicitário à cobertura feita pela estação pública de televisão ao festival de música NOS Alive.

Os polícias consideram o cartoon "insultuoso" e defendem que "potencia a desordem e violência, colocando os profissionais das forças e serviços de segurança como eventuais alvos".

Num comunicado enviado às redações, a Comissão Coordenadora Permanente das Forças de Segurança e Serviços de Segurança – que representa as maiores estruturas sindicais – afirma que o cartoon em causa "atenta de forma evidente e infeliz contra a imagem e o bom nome, não só das Instituições policiais no geral, mas também dos profissionais a que elas pertencem."

"Não colocamos em causa a liberdade de expressão, mas é manifestamente atentatório e insultuoso, contra aqueles que todos os dias fazem o possível e o impossível, para que todos os cidadãos em Portugal vivam em segurança", pode ler-se no comunicado.

Esta estrutura critica, em particular, o facto de o cartoon ter sido transmitido na estação pública de televisão, sublinhando que esta tem "responsabilidades acrescidas".

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8