page view

Porto celebra o São João, a noite mais longa do ano

José Cid é o cabeça de cartaz da festa e vai atuar na Avenida dos Aliados

23 de junho de 2018 às 09:57

Manjericos, alhos-porros, balões e martelos vão dar cor e vida à cidade do Porto em mais uma noite de S. João. Milhares de pessoas vão juntar-se nas ruas da cidade para festejar o santo popular da Invicta naquela que é considerada a maior noite do ano para os portuenses.

A festa começa logo ao cair da tarde com as tradicionais sardinhadas um pouco por toda a cidade. Quando a noite cair, entre marteladas e muita animação, escolhe-se o melhor sítio junto à Ribeira para ver o fogo de artifício, um dos momentos altos da noite. À meia-noite em ponto, na Ponte D. Luiz sobre o rio Douro, dá-se início a vinte minutos do espetáculo piromusical. Subordinado ao tema ‘Folia em noite de S. João’ serão feitos 53 750 disparos de efeitos pirotécnicos. O espetáculo oferece ainda efeitos de "fogos cruzados", "sequências digitais" e "disparos de girassóis de múltiplas cores".

A festa prossegue noite dentro. Nos Aliados, em pleno centro do Porto, às 00h30 atua José Cid & The Big Band. Antes, às 22h00, será feito o ‘Tributo a António Mafra’ durante o qual serão recordados alguns dos sucessos do grupo que mais músicas dedicou ao S. João do Porto. Amanhã, dia do Santo Popular e feriado municipal, há concertos a partir das 17h00, nos Aliados, com a Banda Sinfónica Portuguesa e a participação especial do Quarteto de Clarinetes de Lisboa. Do programa constam as atuações das orquestras La Paconchita e Libertadores.

Os festejos de S. João começaram, ontem, com as habituais rusgas, realizadas por sete grupos representantes de várias coletividades da cidade, na Praça Humberto Delgado.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8