page view

Portugueses escravizam homem portador de deficiência durante 17 anos em Espanha

Vítima estava desaparecida desde 2003. Foi raptada por quatro homens em 2007 e tratado como escravo. Detidos roubaram-lhe 100 mil euros.

23 de novembro de 2024 às 19:02
A carregar o vídeo ...

Portugueses escravizam homem portador de deficiência durante 17 anos em Espanha

Quatro feirantes portugueses foram detidos pela Guardia Civil de Navarra, Norte de Espanha, por terem escravizado, durante pelo menos 17 anos, um homem deficiente e dependente de subsídios do Estado espanhol.

Os suspeitos são portugueses, mas três deles já se naturalizaram espanhóis. Desconhece-se ainda como e onde sequestraram a vítima. A Guardia Civil revelou, no entanto, que mantinham uma vigilância apertada sobre o mesma há cerca de 17 anos. O deficiente ficou sem documentos e foi forçado a acompanhar os detidos pelo território espanhol. Era obrigado a trabalhar para os mesmos, sem qualquer retribuição. A vítima, natural de Barakaldo, no País Basco, fazia constantes tarefas de limpeza. Comia sempre longe dos ‘patrões’ e dormia ao ar livre, onde também fazia as necessidades e tomava banho.

Na posse dos documentos pessoais da vítima, os quatro portugueses deslocaram-se com frequência a balcões de Correios, ou a caixas multibanco, para se apoderarem dos subsídios do Estado que o mesmo recebia. A Guardia Civil estima que os detidos se tenham apoderado ilegitimamente de cerca de 100 mil euros. Depois de ser libertado, o homem foi entregue, muito debilitado, à família, que nunca desistiu de o procurar. Os portugueses estão, por seu turno, sob custódia judicial.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8