page view

Prisão preventiva para suspeito de ameaçar sem-abrigo que terá roubado em Évora

Detido está indiciado pela prática de um crime de coação agravada de que foi vítima um homem, de 48 anos.

04 de fevereiro de 2026 às 17:14

Um homem, de 20 anos, suspeito de roubar um sem-abrigo em Évora e que estava em liberdade foi novamente detido pela PSP e ficou em prisão preventiva, depois de alegadas ameaças à vítima, foi esta quarta-feira divulgado.

Num comunicado publicado na página de Internet da Procuradoria-Geral Regional de Évora, o Ministério Público (MP) indicou que o detido está indiciado pela prática de um crime de coação agravada de que foi vítima um homem, de 48 anos.

Segundo o MP, estes factos ocorreram, no sábado, em Évora, "quando o arguido se dirigiu à vítima exigindo-lhe, sob ameaça de morte, que desistisse do processo-crime, a que havia dado origem no dia anterior, relacionado com a prática de roubos".

Esse processo-crime, realçou, determinou a realização de um anterior interrogatório judicial, após o qual foram aplicadas ao suspeito várias medidas de coação, entre as quais a proibição de contactos com as vítimas.

O homem de 20 anos foi presente a primeiro interrogatório judicial, tendo o MP pedido a aplicação da medida de coação de prisão preventiva, o que mereceu acolhimento da juíza de instrução criminal.

No dia anterior, ou seja, na sexta-feira, este homem, de 20 anos, e um outro, de 40, já tinham sido detidos pela PSP - o mais velho ficou em prisão preventiva - por alegadamente se fazerem passar por polícias, agredirem e roubarem o homem sem-abrigo, de 48 anos, em Évora.

Após a situação ter sido comunicada, polícias da Esquadra de Investigação Criminal da PSP de Évora realizaram "diligências que permitiram identificar os autores do roubo", que ainda estavam na posse de "alguns objetos subtraídos, poucas horas depois do ilícito".

Os suspeitos foram detidos e, após serem presentes a primeiro interrogatório judicial, no sábado, foi decretada a prisão preventiva do homem mais velho, enquanto o mais novo ficou sujeito a apresentações semanais e proibição de contactos.

De acordo com a Polícia, na sexta-feira, já depois da emissão dos mandados, os dois homens foram identificados como autores de uma tentativa de roubo, com contornos semelhantes ao outro e que teria ocorrido minutos antes da denúncia numa artéria de Évora.

As investigações prosseguem sob a direção do Departamento de Investigação e Ação Penal de Évora com a coadjuvação da PSP de Évora.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8