page view

Professor amnésico sobre 'cunha' de Rangel a José Veiga

Mendo Castro Henriques, docente na Universidade Católica, prestou depoimento na operação 'Lex'. Vieira foi à sessão.

14 de janeiro de 2026 às 08:04

A acusação do Ministério Público (MP) do processo 'Lex' refere que o empresário José Veiga (arguido) pediu ao ex-desembargador e amigo Rui Rangel (também acusado) que pusesse uma 'cunha' junto de um professor da Universidade Católica, em Lisboa, para que o filho entrasse no curso de Gestão.

O visado, Mendo Castro Henriques, era na altura líder do partido 'Nós Cidadãos' e a contrapartida seria financiamento para a atividade política. O professor universitário, no entanto, disse não se recordar dos factos. Em tribunal esteve também Cristina Martins, ex-mulher de Hugo Bernardino Borges. Este, segundo a acusação, angariava para os advogados José e Bernardo Santos Martins (pai e filho, e também arguidos no processo), casas, que depois eram apresentadas a Rui Rangel. Cristina Martins disse que o ex-juiz chegou a morar numa destas casas. As contas da mesma, recordou, estavam em seu nome, e eram pagas pelos arguidos advogados.

Esta terça-feira esteve presente na sessão Luís Filipe Vieira, ex-presidente do Benfica, que também é arguido. Não prestou depoimento.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8