page view

Publicado em Diário da República concurso que originou greve de procuradores

Novas colocações acontecem a partir de 1 de setembro.

29 de agosto de 2025 às 14:18

O movimento anual de magistrados do Ministério Público, que originou, em julho, uma greve nacional de procuradores, foi esta sexta-feira publicado em Diário da República, efetivando-se as novas colocações a partir de 1 de setembro.

O diploma foi aprovado em 9 de julho pelo Conselho Superior do Ministério Público, presidido pelo procurador-geral da República, Amadeu Guerra, e inclui lugares que permitem aos magistrados trabalhar em vários departamentos e tribunais em simultâneo, por vezes associando as jurisdições criminal, cível e de família e menores.

Para o Sindicato dos Magistrados do Ministério Público (SMMP), tal constitui "o último prego" na especialização de funções dos procuradores.

Em 9, 10, 11, 14 e 15 de julho, dois dias greve nacional seguidos de três de paralisações regionais convocados pelo SMMP contaram com uma adesão de 75% a 100%.

A Procuradoria Geral da República tem justificado a opção tomada com a necessidade de "otimizar os recursos existentes", num "contexto de reconhecida e notória carência de recursos humanos".

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8