page view

Pulseira eletrónica de Ricardo Rio lança polémica em Braga

BE apelida edil de “Neto de Moura dos funcionários”. Sindicato acusa-o de perseguição.

14 de março de 2019 às 08:28

A colocação de torniquetes no edifício do Pópulo, para controlar as entradas e saídas de funcionários da Câmara de Braga, prometia ser polémica. Mas a afirmação do presidente da autarquia de que "em alguns funcionários, se calhar, punha pulseira eletrónica" veio incendiar ainda mais os ânimos.

As reações vieram não só dos partidos à esquerda, como do Sindicato dos Trabalhadores da Administração Local (STAL). Ricardo Rio respondia ao vereador da CDU, Carlos Almeida, sobre a adoção de "medidas extremas" para controlar as entradas e saídas de funcionários "menos zelosos".

O STAL acusa Rio de ter "atitude persecutória" e tratar os funcionários municipais como criminosos. O Bloco de Esquerda diz que o autarca "pode ficar conhecido como Neto de Moura dos funcionários autárquicos ou o André Ventura do Minho".

Esta quarta-feira, ao CM, Ricardo Rio disse que usou a designação "pulseira eletrónica" em sentido figurado, querendo referir- se à utilização de "mecanismos de controlo individual". O autarca desvalorizou a polémica.

As declarações de Rio foram feitas durante a reunião do executivo em que se votava a colocação de um mecanismo de controlo de entradas e saídas - não só de funcionários, mas de público em geral - num dos edifícios onde funcionam serviços camarários.

Carlos Almeida, vereador da CDU, questionava a necessidade da colocação dos torniquetes, tendo Rio respondido que alguns funcionários "não são decididamente zelosos", no que toca à assiduidade. E acrescentou, "não podemos pôr pulseiras eletrónicas individuais em cada um dos colaboradores".

Almeida insistiu, perguntando se, caso pudesse, punha as pulseiras aos trabalhadores. Rio respondeu: "Em alguns, se calhar, punha."

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8