Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
7

Quatro mil fiéis rumam a Fragoso

Tradicionalmente a devoção a Nossa Senhora do Livramento, em Fragoso, Barcelos, é fonte de apelo das mães para livrar os filhos dos perigos e das moças que desejavam que os namorados se livrassem do serviço militar e da guerra.

26 de Maio de 2009 às 00:30
Festas de Nossa Senhora do Livramento começam na sexta-feira
Festas de Nossa Senhora do Livramento começam na sexta-feira FOTO: D.R.

Este ano, em época de crise, talvez os devotos ponham o emprego e as condições de vida no topo das prioridades na altura de rogar à padroeira espiritual.

A comissão de festas espera ter quatro mil fiéis nas festividades que se iniciam na próxima sexta--feira à noite e que terminam no domingo, com a procissão, ponto alto das comemorações. Os devotos desfilam com os andores pelas ruas próximas da Igreja. A maior parte dos romeiros coloca-se ao lado da estrada, formando alas por onde a procissão passa.

Este ano, o orçamento será de oitenta mil euros, numa tradição com muita história, sendo que o primeiro documento que comprova a existência da romaria remonta a 7 de Maio de 1724.

"Desde 1995 que passámos a contar com os andores floridos, com o esforço de apresentar uma combinação harmoniosa e bela de flores naturais", contou ao CM Miguel Neiva, membro da comissão de festas.

Outro ponto alto da festa e muito aguardado pelos convivas é o fogo-de-artifício, que vai sendo repartido ao longo dos três dias.

Em 2008 as festividades foram marcadas pela polémica. Foram múltiplas as reuniões e abaixo--assinados contra o pároco, depois de este sugerir a venda de dois quilos de ouro oferecidos por devotos à Senhora do Livramento, dando início ao que já chamaram de ‘guerra santa’.

"Pelo que sabemos, nada aconteceu e as peças não foram vendidas, mas já não são expostas nas festas", explicou Miguel Neiva.

SANTA MARIA EM DESTAQUE

A tradição diz que às festas se deslocam as duas melhores bandas do País. Talvez essa pretensão seja ‘forçar a nota’, mas quem for a Fragoso, na sexta à noite, pode ver os Santa Maria. Sábado é a vez de Revelhe de Fafe e Freamunde e domingo dos Amigos da Branca.

'ZÉS PEREIRAS' ANIMAM FESTA

Cabe aos ‘Zés Pereiras’, – mestres de cerimónias das festas – percorrerem as ruas da freguesia a anunciar as comemorações. Através do retumbar estridente dos tambores, todos são convidados a juntar-se à festa.

'CM' OFERECE SANTOS E ORAÇÕES

CM está a oferecer aos leitores uma colecção de grande valor e significado: ‘Os Santos da Nossa Vida’. Todos os dias, na compra do jornal, leve para casa a estatueta de um santo, banhada a prata e acompanhada de uma oração alusiva. Hoje entregamos Santo Agostinho. Amanhã é a vez de Santa Teresa. A colecção ‘Os Santos da Nossa Vida’ termina a 1 de Junho.

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)