Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
9

Rangel sobre a morte de Ruben de Carvalho: País perdeu um dos "seus melhores"

Histórico dirigente do Partido Comunista Português morreu esta terça-feira.
11 de Junho de 2019 às 11:37
Paulo Rangel
Paulo Rangel
Paulo Rangel
Paulo Rangel
Paulo Rangel
Paulo Rangel
Paulo Rangel
Paulo Rangel
Paulo Rangel
O eurodeputado social-democrata Paulo Rangel lamentou esta terla-feira a notícia da morte do antigo dirigente do PCP Ruben de Carvalho, considerando que o país, "a cultura, a sociedade civil e a política" perderam um dos "seus melhores".

"Conheci bem Ruben de Carvalho. Admirava-o muito", escreveu Paulo Rangel na sua página na rede social Twitter, acrescentando que "Portugal, a cultura, a sociedade civil e a política perderam um dos seus melhores".

O também vice-presidente do Partido Popular Europeu (PPE) vincou também que Ruben de Carvalho "era um humanista", com uma "cultura inesgotável, sempre inspirada pelo humor e uma suave ironia".

O histórico dirigente do Partido Comunista Português Ruben de Carvalho morreu esta terça-feira, informou fonte do PCP.

Ruben de Carvalho era responsável na Câmara Municipal de Lisboa pelo Roteiro do Antifascismo, membro do Comité Central do PCP e fazia parte da organização da Festa do Avante! desde o seu início, em 1976.

Jornalista de profissão, Ruben de Carvalho foi também chefe de redação do semanário "Avante!", órgão central do PCP, entre abril de 1974 e 1995, chefe de redação da revista "Vida Mundial" e redator coordenador do jornal "O Século".

Ruben de Carvalho foi membro das "comissões juvenis de apoio" à candidatura do General Humberto Delgado, chefe de gabinete do ministro Sem Pasta, Francisco Pereira de Moura, no I Governo Provisório após o 25 de Abril de 1974, deputado à Assembleia da República eleito pelo distrito de Setúbal e vereador na Câmara Municipal de Lisboa.

Tinha 74 anos e era o único membro no atual Comité Central do PCP que tinha estado preso nas cadeias da PIDE durante o Estado Novo.

Ruben de Carvalho manteve, na RDP1, o programa "Radicais Livres", onde debatia temas de atualidade com Jaime Nogueira Pinto.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)