page view

Revolta na serra com multas da GNR

Coimas por alegada falta de limpeza são contestadas.

28 de novembro de 2015 às 18:32

Mais de uma centena de proprietários rurais da freguesia de Alferce, em Monchique, subscreveram um abaixo-assinado contra a atuação do Grupo de Intervenção de Proteção e Socorro (GIPS) da GNR. Foram multados por, alegadamente, terem mato e árvores junto às casas, o que acarreta risco em caso de incêndio, mas os queixosos garantem que efetuaram a limpeza. As coimas vão dos 140 aos 5000 euros.

"É de bradar aos céus", reclama Hélder Águas, proprietário e dirigente da Associação de Apicultores do Barlavento, adiantando que a freguesia tem 320 eleitores e "o volume de coimas poderá aproximar-se deste número, porque alguns foram autuados mais do que uma vez". A GNR nega (ver caixa).

"Limpámos o terreno e fomos multados", frisa outro proprietário, José Duarte. E denuncia que as fotografias que constam no processo da GNR "foram tiradas de um ângulo para dar a entender que há muito mato, quando não é verdade".

Apesar de ter o terreno limpo, Luís Moreira foi multado duas vezes e diz não saber "o que é preciso cortar". Já Joaquim Encarnação foi multado por ter "uma oliveira junto a uma casa desabitada". O presidente da junta, José Gonçalves, diz que já foi apresentada contestação.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8