Barra Cofina

Correio da Manhã

Sociedade
8

Náuseas e vómitos atingem 80 em escola

Empresa que serve cantina em Palmela pede análises.
Cláudia Machado e Sérgio A. Vitorino 13 de Novembro de 2015 às 11:08
A empresa ATEC garante que foi acionado um plano para apurar a causa do surto
A empresa ATEC garante que foi acionado um plano para apurar a causa do surto FOTO: Mariline Alves
Cerca de 80 formandos e funcionários da ATEC, uma academia de formação profissional em Palmela, manifestaram ontem sintomas semelhantes aos de intoxicação alimentar. Náuseas, vómitos e dores de estômago foram algumas das queixas que causaram preocupação entre os alunos. As causas do surto estão a ser apuradas pela instituição e pela empresa que fornece o refeitório, através de análises aos pratos servidos nos últimos dias.

Outras possíveis fontes de contágio, como a água, estão também sob vigilância. "Iniciámos um plano no sentido de apurar a origem deste surto. Pode ser da água, uma bactéria que esteja a circular ou um foco dentro do próprio refeitório", disse ao CM Hans Müller, administrador financeiro da ATEC.

A limpeza da instituição já foi reforçada, já que todas as possibilidades estão em aberto, desde uma intoxicação alimentar a uma virose, até que as análises revelem a causa do surto. "Já solicitámos equipas de limpeza adicionais ao nosso fornecedor. A nossa preocupação é limpar e desinfetar o espaço", explicou Ana Sofia Viçoso, diretora de recursos humanos da ATEC. A responsável garante que existe "alguma tranquilidade" na academia, apesar de a comunidade "partilhar entre si preocupação".

A Eurest, fornecedora do refeitório, garantiu ao CM que "enviou de imediato para análise laboratorial, com caráter de urgência, amostras de refeições servidas esta semana na cantina". Também foram pedidas análises à cozinha e refeitório, que devem estar prontas no início da próxima semana.

náuseas vómitos academia empresa análises escolas alunos cantina ATEC Palmela intoxicação alimentar
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)