page view

Senhora do Sameiro destruída por raio vai ser recuperada

Imagem original foi colocada no alto do monte há quase 140 anos.

14 de fevereiro de 2016 às 06:00

A Comissão Administrativa do Santuário de Nossa Senhora do Sameiro, em Braga, pretende recuperar a imagem original, que, em finais do século XIX e num dia de violento temporal, foi atingida por um raio e desfeita em pedaços.

A imagem de Nossa Senhora da Conceição, em pedra mármore, da autoria do escultor italiano Eugénio Maccagnani, foi colocada no alto do monte em 1878, como que anunciando o início do culto mariano naquele local e a construção de um templo de louvor à Virgem.

"Temos, na cripta, muitos fragmentos dessa imagem, embora só a cabeça esteja intacta. A partir da cabeça, que por norma representa um sexto do tamanho da imagem, e com base em fotografias antigas, poderemos reconstrui-la com bastante rigor", disse ao Correio da Manhã o presidente da comissão, cónego José Paulo Abreu.

Sem adiantar valores concretos, até porque o serviço ainda não está orçamentado, José Paulo Abreu admite que "um restauro desta natureza possa custar mais de 50 mil euros".

Mas antes de avançar para o restauro da imagem e uma vez concluídas as obras de restauro do exterior da basílica, a Comissão Administrativa pretende realizar obras de valorização da avenida do Cruzeiro, onde em 15 de maio 1982 o papa João Paulo II celebrou missa, e realizar também obras no interior do templo.

"Queremos organizar essa zona exterior, da avenida do Cruzeiro, embelezando-a e, sobretudo, criando condições que melhorem o acolhimento às pessoas que nos visitam", afirma o cónego José Paulo Abreu.

De resto, quando estiverem concluídas essas obras, assim como as do interior da basílica, a comissão estima ter gasto cerca de meio milhão de euros, que angariou "única e exclusivamente" através da realização de peditórios extraordinários.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8