page view

Sindicato exige mais guardas na prisão de Évora

O Estabelecimento prisional diz que tem 22 guardas prisionais, quando deveria ter 30.

26 de janeiro de 2015 às 17:27

O presidente do Sindicato Nacional do Corpo da Guarda Prisional, Jorge Alves, reivindicou esta segunda-feira a colocação de mais efetivos na prisão de Évora, criticando os Serviços Prisionais por não terem cumprido "a promessa" de reforçar o pessoal.

"Já tínhamos tido a promessa de que a Direção-Geral dos Serviços Prisionais iria transferir" para Évora "um ou dois guardas no início de janeiro", mas "o que acontece é que hoje é dia 26 e não há perspetiva de colocarem lá guardas", disse. Segundo Jorge Alves, "infelizmente, foi mais uma promessa que a Direção-Geral não cumpriu".

O presidente do sindicato que representa os guardas prisionais falava à agência Lusa na sequência da visita que uma delegação sindical efetuou esta segunda-feira à prisão de Évora, onde o ex-primeiro-ministro José Sócrates se encontra em prisão preventiva. O sindicalista explicou ter ido ouvir os associados do sindicato quanto "à atividade que têm desempenhado e aos obstáculos que lhes têm sido colocados no cumprimento das normas e da lei em vigor para o sistema prisional".

Neste âmbito, frisou Jorge Alves, a "enorme falta" de guardas prisionais é um dos principais problemas nesta prisão e "afeta muito claramente o pessoal no desempenho das funções", além de fazer com que "a segurança" do estabelecimento fique "cada vez mais fragilizada". O Estabelecimento Prisional (EP), disse, "tem 22 guardas, mas, na prática, são apenas 20, porque dois estão praticamente de baixa permanente", quando "devia ter no mínimo 30 guardas".

"Assim, acontece o que aconteceu hoje, em que, devido a uma diligência para o exterior, ficaram quatro guardas no estabelecimento. No caso de ter havido uma emergência, ficariam dois guardas na cadeia para um total de 48 reclusos", criticou. Jorge Alves exigiu, pois, que a Direção-Geral "arranje uma forma de transferir, pelo menos, dois guardas para Évora para, no mínimo, cumprir a promessa que fez e ajudar um bocadinho o pessoal no desempenho das funções".

-----

Não deixe de nos seguir no Facebook.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8