page view

Tragédia no Elevador da Glória continua a ser notícia nos principais jornais internacionais

Acidente chocou Portugal e o mundo.

04 de setembro de 2025 às 07:41

As principais agências de notícias internacionais e alguns dos principais jornais mundiais noticiaram, esta quinta-feira, o acidente de quarta-feira com o Elevador da Glória, em Lisboa, que causou, pelo menos, 16 mortos e 21 feridos.  

Citando a agência Associated Press (AP), a notícia do descarrilamento era destaque na página 'online' do jornal norte-americano Washington Post.

"As autoridades chamaram-lhe um acidente, o pior da história recente da cidade, e lançou uma sombra sobre o encanto de Lisboa para os milhões de turistas estrangeiros que chegam todos os anos", referiu a AP.

Já a agência France-Presse sublinhou que o Governo decretou um dia de luto nacional, esta quinta-feira, e que o Ministério Público anunciou a abertura de um inquérito às causas do desastre, a agência espanhola EFE destacou que o primeiro-ministro, Luís Montenegro, cancelou quase toda a agenda para esta quinta-feira, enquanto a também espanhola Europa Press revelou que, pelo menos, dois cidadãos espanhóis estão entre os feridos.

O diário francês Le Monde titula "Ascensor da Glória, em Lisboa, descarrila, fazendo pelo menos 15 mortos e 18 feridos", escrevendo que o acidente, cuja causa permanece desconhecida, fez com que a carruagem do famoso ascensor capotasse.

Também o Le Fígaro destaca no seu 'site' "Portugal: O icónico elevador de Lisboa descarrila, matando 15 pessoas, um dia de luto nacional", referindo que a justiça portuguesa anunciou a abertura de um inquérito após o acidente, cujas causas são ainda desconhecidas.

O jornal espanhol El Pais recordou que "este não é o primeiro acidente reportado no elevador (...). Outro incidente ocorreu no dia 07 de maio de 2018, devido a uma falha nos serviços de manutenção do funicular, embora o incidente tenha sido resolvido sem vítimas".

Já o espanhol El Mundo destaca imagens do descarrilamento do elevador, titulando: "Portugal. O descarrilamento do elevador da Glória, em Lisboa, fez 15 mortos e 18 feridos, dois deles espanhóis".

O jornal inglês The Times destaca "Quinze mortos e 18 feridos após descarrilamento de funicular em Lisboa", o The Guardian "Portugal declara dia de luto pelas 15 pessoas que morreram no acidente com o elevador" e a BBC "Lisboa em choque após queda de elevador que faz 15 mortos".

Em Itália, o Corriera dela Sera destaca "Lisboa, desastre do funicular: 15 mortos. "Os trabalhadores tinham reportado os riscos", adiantando que há uma italiana entre os feridos, e o La Stampa "Desastre no teleférico de Lisboa", referindo que há 15 mortos.

Do outro lado do Mundo, o brasileiro O Globo destaca "'Bondinho' de Lisboa. Elevador da Glória descarrila, tomba e deixa 15 mortos; acidente foi provocado por rompimento de cabo" enquanto a Folha de São Paulo escreve "'Bondinho' descarrilha em Lisboa e mata pelo menos 15 pessoas", salientando que não há vítimas brasileiras.

Também o Washington Post titula "15 mortos e 18 feridos após descarrilamento do popular elevador da Glória em Lisboa", o The New York Times", escreve "Pelo menos 15 mortos após descarrilamento e queda do Funicular de Lisboa, segundo as autoridades" e a CNN News "Comboio histórico de Lisboa descarrila em acidente mortal em ponto turístico".

O diretor nacional da Polícia Judiciária (PJ) de Lisboa e Vale do Tejo, João Oliveira, adiantou pelas 00h10 desta quinta-feira na Sic Notícias que o número de feridos era de 23, um aumento face aos 18 inicialmente reportados, cinco dos quais em estado grave.

Os feridos estão distribuídos pelos hospitais de São José, Santa Maria, São Francisco Xavier, Cascais e Amadora. Sobre as nacionalidades envolvidas, João Oliveira informou, na mesma entrevista, que alguns são de nacionalidade estrangeira, o que "aporta um grau de dificuldade para a identificação", sem apresentar dados em concreto.

O Elevador da Glória, em Lisboa, descarrilou esta quarta-feira, pelas 18:04, na Calçada da Glória.

O elevador é gerido pela Carris, liga os Restauradores ao Jardim de São Pedro de Alcântara, no Bairro Alto, num percurso de cerca de 265 metros e é muito procurado por turistas. 

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8