Correio da Manhã
JornalistaPresidente da República enviou cartas de condolências a chefes de Estado de países com vítimas
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, enviou cartas de condolências a chefes de Estado de países das vítimas do acidente de quarta-feira com o elevador da Glória em Lisboa.
Esta informação foi divulgada hoje à noite através de uma nota no sítio oficial da Presidência da República na Internet.
"O Presidente Marcelo Rebelo de Sousa tem enviado cartas aos seus homólogos dos países que viram cidadãos nacionais diretamente afetados pelo acidente com o elevador da Glória", lê-se na nota.
Nas cartas aos seus homólogos, "o Presidente da República expressou a sua consternação e dor perante o grande número de mortos e feridos neste muito grave acidente" e "transmitiu o profundo pesar e solidariedade do povo português para com as vítimas e as suas famílias, bem como os desejos de rápido restabelecimento aos feridos", acrescenta-se.
Seguradoras querem "chegar o mais rapidamente possível" às vítimas do acidente com ascensor em Lisboa
O presidente da Associação Portuguesa de Seguradores (APS), José Galamba de Oliveira, disse esta quinta-feira que as seguradoras envolvidas no pagamento de indemnizações relativas ao descarrilamento do elevador da Glória querem "chegar o mais rapidamente possível" a quem precisa.
Em declarações à Lusa, o responsável explicou que estarão vários tipos de seguros envolvidos na ajuda e compensações às vítimas, começando pelo "seguro principal, que é o seguro da Carris, que está colocado junto da seguradora Fidelidade".
Segundo o dirigente associativo, em primeiro lugar, "e se calhar aquele que é mais importante, é o da responsabilidade civil perante os passageiros", sendo um "seguro de transporte coletivo de passageiros", que tem, de acordo com a lei, "um valor mínimo".
O presidente da APS disse que este seguro contratado pela Carris está acima desse valor mínimo, que são cerca de sete milhões de euros.
Lusa
Seguir Autor:
Governo dos Açores manifesta pesar e solidariedade
O Governo Regional dos Açores manifestou pesar e solidariedade pelo trágico acidente de quarta-feira no elevador da Glória, em Lisboa, no qual morreram 16 pessoas, segundo o vice-presidente Artur Lima.
O governante, que falava no início da leitura do comunicado do Conselho do Governo, que esteve reunido hoje em Ponta Delgada, na ilha de São Miguel, referiu aos jornalistas que o presidente do executivo, o social-democrata José Manuel Bolieiro, "manifestou pessoalmente ao engenheiro Carlos Moedas [presidente da Câmara Municipal de Lisboa] a sua solidariedade e pesar pelo trágico acidente".
Artur Lima acrescentou que o Conselho do Governo açoriano (PSD/CDS-PP/PPM) "endereça as mais sentidas condolências aos familiares das vítimas mortais e manifesta o desejo de rápidas melhoras aos feridos resultantes desse trágico acidente".
Lusa
Seguir Autor:
Palestina envia condolências e deseja rápida recuperação dos feridos
O Ministério dos Negócios Estrangeiros da Palestina endereçou as suas "mais profundas condolências" a Portugal pelo acidente de quarta-feira com o elevador da Glória, em Lisboa, desejando "rápida recuperação aos feridos".
"O Ministério dos Negócios Estrangeiros e dos Expatriados do Estado da Palestina apresenta as suas mais profundas condolências à República Portuguesa, ao seu Presidente, ao seu Governo e ao seu Povo amigo, pelas vítimas do trágico acidente ocorrido no elevador da glória, na capital, Lisboa", pode ler-se numa nota enviada pela missão diplomática da Palestina em Portugal.
"O ministério palestiniano manifesta a sua solidariedade para com Portugal e apresenta os seus mais profundos sentimentos às famílias das vítimas, desejando uma rápida recuperação aos feridos", sublinhou ainda a diplomacia palestiniana.
Lusa
Seguir Autor:
Destroços do Elevador da Glória já estão a ser removidos
O destroços do Elevador da Glória começaram a ser removidos esta noite de quinta-feira, terminadas as perícias no local. A carruagem que ficou imobilizada também será retirada.
Além de pedaços da estrutura da carruagem do elevador, no local estão também vários objetos pessoas das vítimas.
VÍDEO: CMTV
Correio da Manhã
Seguir Autor:
Marcelo Rebelo de Sousa pede o "apuramento das causas o mais rapidamente possível"
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, pediu o "apuramento das causas o mais rapidamente possível". As declarações foram feitas no final da missa de homenagem às vítimas do acidente no Elevador da Glória que decorreu na Igreja São Domingos, no Rossio, Lisboa.
"É uma hora de luto. É hora de chorar os mortos. É hora de cuidar dos feridos", começou por dizer Marcelo Rebelo de Sousa.
O Presidente disse que concordou com a suspensão do serviço dos restantes elevadores de Lisboa, anunciada esta quarta-feira pelo autarca da capital, Carlos Moedas. Segundo o próprio, o acidente desta quarta-feira deve ser uma aprendizagem "para o futuro".
Marcelo Rebelo de Sousa agradeceu a todos os profissionais que estiveram empenhados nas operações: bombeiros, militares, segurança, proteção civil, voluntários e profissionais de saúde.
Marcelo Rebelo de Sousa colocou uma coroa de flores no local do acidente. Após a missa, o Presidente da República e o primeiro-ministro, Luís Montenegro deslocaram-se a pé até aos Restauradores para homenagear as vítimas.
Correio da Manhã
Seguir Autor:
Terminou a missa de homenagem às vítimas do acidente no coração de Lisboa
A missa de homenagem às vítimas do acidente do Elevador da Glória, na Igreja São Domingos no Rossio, terminou por volta das 20h00 desta quinta-feira. Presentes estiveram o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, o primeiro-ministro, Luís Montenegro, o autarca de Lisboa, Carlos Moedas, o ministro dos Negócios Estrangeiros, Paulo Rangel, da Saúde, Ana Paula Martins, do Ambiente e Energia, Maria da Graça Carvalho e o ministro da Defesa, Nuno Melo.
Depois da missa, o Presidente da República e o primeiro-ministro deslocaram-se a pé até aos Restauradores para prestarem uma última homenagem às vítimas. Deixaram flores no local do acidente que matou 16 pessoas.
1 / 2
Correio da Manhã
Seguir Autor:
Partidos cancelam ações no fim de semana mas PCP mantém Avante!
A maioria dos partidos com representação parlamentar cancelou ou adiou as iniciativas previstas para os próximos dias na sequência do acidente com o elevador da Glória, tendo apenas o PCP mantido as suas ações na Festa do Avante!.
Após o descarrilamento do elevador da Glória, em Lisboa, que provocou 16 mortos e duas dezenas de feridos, vários partidos começaram a anunciar o cancelamento das iniciativas previstas para os próximos dias.
O PSD cancelou a realização da sua convenção autárquica, prevista para domingo, no Porto, e o CDS-PP desmarcou a sua 'rentrée' política, que iria decorrer em Vale de Cambra, distrito de Aveiro.
O líder centrista, Nuno Melo, cancelou também a sua agenda partidária até segunda-feira.
O Chega adiou uma manifestação que tinha marcado para sábado, "contra o travão à lei dos estrangeiros", após o veto do Tribunal Constitucional, bem como a apresentação do candidato à Câmara Municipal de Oeiras, que estava prevista para sexta-feira, com a presença do líder do partido.
Também o PS adiou a sua convenção autárquica, que iria decorrer em Coimbra no sábado. Além disso, o secretário-geral socialista, José Luís Carneiro, cancelou igualmente toda a sua agenda prevista para sexta-feira, nomeadamente uma visita na Póvoa de Varzim e a participação na apresentação de um candidato autárquico em Castelo Branco.
O Livre adiou para a semana seguinte o seu congresso autárquico que estava agendado para o fim de semana, no Porto, e que iria assinalar a 'rentrée' política do partido.
Liga Portuguesa de Futebol Profissional decreta minuto de silêncio no Estoril Praia-Santa Clara
A Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) decretou esta quinta-feira um minuto de silêncio em memória das vítimas do descarrilamento do elevador da Glória, em Lisboa, no jogo da I Liga entre Estoril Praia e Santa Clara, no sábado.
"A homenagem do futebol profissional será cumprida no próximo fim de semana, dia 6 de setembro, no jogo disputado entre o Estoril Praia e o Santa Clara", pode ler-se no curto comunicado daquele organismo.
O minuto de silêncio será, assim, cumprido no único jogo das competições sob a alçada da Liga nos próximos dias, uma vez que esta semana e a próxima são dedicadas ao futebol de seleções.
Santa Casa da Misericórdia emite nota de pesar pelos quatro funcionários que morreram no acidente do Elevador da Glória
A Santa Casa da Misericórdia veio lamentar publicamente a morte dos quatro funcionários da Instituição no acidente com o Elevador da Glória. "É em choque que todos nos encontramos", referiu o Provedor Paulo Sousa numa nota dirigida aos profissionais da Santa Casa.
O Elevador é um meio de transporte utilizado por muitos funcionários da Instituição, como presente na mensagem emitida. Dois colaboradores permanecem hospitalizados.
Correio da Manhã
Seguir Autor:
PJ diz que com "elevado grau de probabilidade" há um cidadão alemão, dois canadianos, um ucraniano e um americano entre os mortos. Falta identificar três
Em conferência da imprensa sobre o acidente, o diretor nacional da Polícia Judiciária, Luís Neves, disse que "com elevado grau de probabilidade" entre algumas das vítimas mortais que ainda não tinham sido identificadas está um cidadão alemão, dois canadianos, um ucraniano e um americano. Falta identificar mais três pessoas que morreram no acidente no coração de Lisboa.
Álvaro Almeida, diretor-executivo do Serviço Nacional de Saúde, adiantou que vários hospitais do Serviço Nacional de Saúde receberam 23 vítimas do descarrilamento, 13 feridos ligeiros e 10 graves, sendo que um deles acabou por morrer.
Luís Neves disse que todos os feridos ligeiros já tiveram alta e que seis dos gravemente feridos, na totalidade são 9, encontram-se nos cuidados intensivos, três estão em risco de vida e os outros três estáveis. Dos feridos graves há registo de três portugueses, um alemão, um sul-coreano, uma mulher suíça, uma marroquina e uma cabo-verdiana. Continua por identificar um ferido grave.
As 16 autópsias já foram concluídas. “Foi em tempo record, para minorar o sofrimento das famílias”, explicou Francisco Corte Real, presidente do Instituto de Medicina Legal.
Fonte do Hospital de Santa Maria, que recebeu um total de oito feridos do acidente, adiantou à agência Lusa que uma criança, que ficou ferida sem gravidade, teve alta ao final da tarde desta quinta-feira, ficando ao cuidado de familiares.
Correio da Manhã
Seguir Autor:
Lusa
Seguir Autor:
Há oito vítimas mortais identificadas: cinco portugueses, dois sul-coreanos e um suíço
A Procuradoria-Geral da República confirmou que até ao momento há oito vítimas mortais identificadas: cinco portugueses, dois sul-coreanos e um suíço. Fica a faltar identificar a nacionalidade de outras oito pessoas que também morreram no acidente do Elevador da Glória.
As diligências decorrem em estreita articulação entre o Ministério Público, os órgãos de polícia criminal.
Correio da Manhã
Seguir Autor:
Carris fez ajuste direto por 5 meses com empresa de manutenção dos elevadores de Lisboa
A Carris fez um ajuste direto com a empresa que atualmente assegura a manutenção dos elevadores e ascensores de Lisboa por cinco meses, depois de o contrato público para esse efeito ter terminado no final de agosto.
"É o tempo necessário para lançar novo concurso público", justificou o presidente da Carris, em conferência de imprensa, recordando que o anterior concurso "ficou deserto".
Pedro de Brito Bogas adiantou que um novo concurso público será lançado ainda este mês.
Lusa
Seguir Autor:
Carris diz que número de passageiros era inferior à lotação máxima do veículo, mas não consegue confirmar
"Seremos intransigentes no apuramento das causas e responsabilidades deste acidente", afirmou o presidente da Carris, Pedro de Brito Bogas, nas declarações feitas em conferência de imprensa no âmbito do incidente com o Elevador da Glória, ocorrido na tarde de esta quarta-feira. Começando por "lamentar profundamente a perda de vidas humanas", Pedro Bogas agradeceu ainda a eficiência e a resposta do dispositivo "que permitiu salvar vidas".
O presidente da Carris adiantou ainda que o número de passageiros, no momento do incidente, era inferior à lotação máximo do veículo, mas não conseguiu confirmar os números.
Correio da Manhã
Seguir Autor:
Reis de Espanha manifestam solidariedade "com o povo amigo de Portugal"
Os reis de Espanha manifestaram esta quinta-feira solidariedade "com o povo amigo de Portugal" por causa do descarrilamento do elevador da Glória, em Lisboa, no qual morreram 16 pessoas.
Fontes da Casa Real de Espanha, citadas pelas agências de notícias EFE e Europa Press, indicaram que Felipe VI e Letizia enviaram um telegrama ao Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, em que expressaram "solidariedade e a do povo espanhol com o povo amigo de Portugal".
Os reis de Espanha pediram a Marcelo Rebelo de Sousa para fazer chegar "o seu afeto e apoio às famílias das vítimas".
Lusa
Seguir Autor:
PCP exige apuramento rápido de responsabilidades e critica externalização da manutenção
O vereador do PCP na Câmara Municipal de Lisboa João Ferreira manifestou esta quinta-feira condolências pelas 16 vítimas mortais do descarrilamento do elevador da Glória, ocorrido na quarta-feira, e defendeu o apuramento rápido de causas e responsabilidades.
"Quero, em nome dos vereadores do PCP, em nome da CDU, manifestar as nossas profundas e sentidas condolências às vítimas desta tragédia, 16 delas vítimas mortais, mais de 20 feridos, e desejar um pronto restabelecimento a todos os hospitalizados", afirmou o vereador comunista, em declarações esta tarde à entrada do edifício da Câmara de Lisboa.
Lusa
Seguir Autor:
Luís Montenegro marca presença na missa de homenagem às vítimas do acidente
O primeiro-ministro, Luís Montenegro, vai marcar presença na missa realizada na Igreja de São Domingos pelas 19h00, no Rossio, em Lisboa, para homenagear as vítimas do incidente com o Elevador da Glória. A cerimónia vai ser realizada pelo Patriarca de Lisboa.
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, também já anunciou a presença.
Imagem mostra destruição após acidente com Elevador da Glória
Assembleia Municipal do Funchal manifesta solidariedade às famílias das vítimas
A Assembleia Municipal do Funchal manifestou esta quinta-feira pesar pelo "trágico acidente" ocorrido na quarta-feira no elevador da Glória, em Lisboa, que provocou 16 mortos.
"O presidente da Assembleia Municipal do Funchal [José Luís Nunes] e os deputados municipais manifestam o mais profundo pesar pelo trágico acidente ocorrido no Elevador da Glória, em Lisboa", lê-se num 'email' dirigido à presidente da Assembleia Municipal de Lisboa, Rosário Farmhouse.
O órgão presidido por José Luís Nunes expressa a sua "solidariedade e compaixão às famílias das vítimas mortais, bem como votos de uma rápida e plena recuperação para todos os feridos".
Lusa
Seguir Autor:
PS adia Convenção Nacional Autárquica devido a acidente do Elevador da Glória
O Partido Socialista adiou a Convenção Nacional Autárquica marcada para o próximo sábado, dia 6 de setembro, devido ao acidente do Elevador da Glória e "em atenção às circunstâncias que o país vive" e às "dramáticas consequências" do sucedido.
A Convenção Autárquica, que iria decorrer em Coimbra, "será reagendada para data a anunciar em breve", de acordo com uma nota emitida às redações.
Correio da Manhã
Seguir Autor:
CPLP manifesta profundo pesar e consternação pelo incidente do Elevador da Glória
A Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) manifestou esta quinta-feira o seu "profundo pesar e consternação" pelo descarrilamento do Elevador da Glória, em Lisboa, que causou 16 mortos e vários feridos.
"Neste momento de luto por tão trágico acontecimento, expressamos a nossa solidariedade e apresentamos as mais sentidas condolências e conforto às famílias das vítimas, bem como votos de pronta recuperação a todos os feridos", lê-se no comunicado assinado pelo secretariado executivo da CPLP.
O descarrilamento do Elevador da Glória, composto por duas cabines elétricas motorizadas sincronizadas por cabo, descarrilou ao final da tarde de quarta-feira, por causas ainda por determinar.
Lusa
Seguir Autor:
Associação da Baixa Pombalina pede trabalho para "restabelecer confiança"
A Associação de Dinamização da Baixa Pombalina (ADBP), em Lisboa, alertou esta quinta-feira para a necessidade de uma "atuação conjunta das autoridades" com vista a "restabelecer a confiança" na capital portuguesa, após o acidente no Ascensor da Glória.
"A dimensão desta tragédia e o seu eco tanto na imprensa nacional como internacional exigem uma atuação conjunta das autoridades e das instituições, no sentido de restabelecer a confiança numa Lisboa segura, acolhedora e digna para todos os que aqui vivem e para todos os que a visitam", refere a ADBP em comunicado.
Para a associação, é necessário "manter a Baixa-Chiado como um espaço atrativo para o comércio e o turismo, contribuindo ativamente para a recuperação da confiança na cidade e para a vitalidade económica, social e cultural desta zona histórica".
Lusa
Seguir Autor:
Há que apurar as causas, diz Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal
A Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (Ahresp) manifestou esta quinta-feira "enorme consternação e tristeza" com o acidente no elevador da Glória, em Lisboa, salientando a importância de apurar as causas do ocorrido para evitar que se repita.
"É imperativo apurar com rigor as causas deste acidente. Apenas identificando o que falhou será possível implementar as correções necessárias e evitar que situações semelhantes se repitam, garantindo que Lisboa continua a ser um lugar seguro para quem a vive e visita", sustenta a Ahresp em comunicado.
Expressando "profundo pesar pelas perdas humanas", a associação apresenta "sentidas condolências às famílias e amigos das vítimas" e deseja "uma rápida recuperação a todos os feridos".
Lusa
Seguir Autor:
Marcelo Rebelo de Sousa vai estar presente na missa realizada pelo Patriarca de Lisboa ao final da tarde de hoje
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, vai marcar presença na missa realizada na Igreja de São Domingos pelas 19h00, no Rossio, em Lisboa, para homenagear as vítimas do incidente com o Elevador da Glória.
"Cumprindo-se um dia de luto nacional, a Conferência Episcopal convida as comunidades cristãs à oração particular e comunitária pelas vítimas mortais deste trágico acidente e pelo sofrimento das suas famílias e amigos, para que encontrem esperança e ânimo na reconstrução do futuro", indica uma nota do secretaria-geral da CEP.
Correio da Manhã
Seguir Autor:
Presidente do parlamento açoriano manifesta "profundo pesar" e solidariedade
O presidente da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores (ALRAA), Luís Garcia, manifestou esta quinta-feira "profundo pesar e solidariedade" para com as vítimas do acidente de quarta-feira no elevador da Glória, em Lisboa, no qual morreram 17 pessoas.
"O parlamento açoriano expressa a sua profunda solidariedade perante esta tragédia, que atinge não apenas a cidade de Lisboa, mas todo o País, desejando uma pronta e plena recuperação aos feridos", sublinhou Luís Garcia, numa nota divulgada pela presidência da ALRAA.
Neste "momento de luto e consternação", o presidente da Assembleia Legislativa Regional endereça, em nome do parlamento açoriano, "as mais sentidas condolências às famílias das vítimas, bem como àqueles que foram direta ou indiretamente afetados por esta tragédia".
Lusa
Seguir Autor:
PM britânico apresenta condolências a Portugal
O primeiro-ministro britânico, Keir Starmer, apresentou esta quinta-feira condolências a Portugal pelo acidente de quarta-feira com o elevador da Glória, em Lisboa, durante uma reunião com líderes internacionais, incluindo o homólogo português, Luís Montenegro.
A declaração foi feita durante a intervenção hoje de manhã por videoconferência durante a abertura da reunião dos países que integram a coligação que se disponibilizou para contribuir para a segurança da Ucrânia no pós-guerra, liderada pelo Reino Unido e por França.
"O primeiro-ministro começou por apresentar as condolências do Reino Unido a Portugal, na sequência do trágico acidente ocorrido ontem [quarta-feira] à noite em Lisboa", referiu um comunicado do executivo britânico.
Lusa
Seguir Autor:
Imagens mostram destroços no local do acidente com Elevador da Glória
VÍDEO: Direitos Reservados
Seguradora da Carris disponibiliza linha de atendimento para os afetados pelo incidente
A seguradora da Carris, Fidelidade, disponibilizou uma linha direta de atendimento telefónico em português, inglês e francês, "tendo em conta o número de cidadãos estrangeiros envolvidos", para que se possa prestar assistência aos afetados pelo incidente com o Elevador da Glória.
A linha, que pode ser contactada através do número 217948826, vai estar disponível 24 horas por dia e 7 dias por semana. Vai ser ainda disponibilizado atendimento psicológico, de acordo com o comunicado emitido pela seguradora. A seguradora garante ainda "total disponibilidade" para facilitar os processos de indemnização e assistência necessários.
Correio da Manhã
Seguir Autor:
Sindicatos dos transportes pedem inquérito às causas do acidente no Elevador da Glória
A Federação dos Sindicatos dos Transportes e Telecomunicações - Fectrans pediu, esta quinta-feira, um "rigoroso inquérito" às causas do descarrilamento do Ascensor da Glória, em Lisboa, que provocou 16 mortos e duas dezenas de feridos.
"Neste momento, a exigência que se coloca, além do acompanhamento aos feridos e aos familiares das vítimas mortais, é a de proceder a um rigoroso inquérito para apurar as causas e responsabilidades", refere a Fectrans em comunicado.
Para os sindicatos dos transportes, a investigação deverá "verificar as causas imediatas, mas também os efeitos das medidas gestionárias que optaram pela externalização do serviço de manutenção, assim como verificar os relatos transmitidos pelos trabalhadores e o seguimento ou medidas adotadas na sequência dos mesmos".
"A Carris presta um serviço público e deve estar dotada de todos os meios técnicos e humanos para prestar esse serviço com qualidade e segurança", é sublinhado.
No mesmo comunicado, a Fectrans manifesta a sua solidariedade com os familiares das vítimas e com os trabalhadores da Carris, que também perderam um dos colegas no acidente.
Lusa
Seguir Autor:
Presidente da Alemanha consternado com tragédia em Lisboa
O Presidente da Alemanha, Frank-Walter Steinmeier, expressou, esta quinta-feira, condolências ao homólogo português, Marcelo Rebelo de Sousa, pelo acidente na quarta-feira com o elevador da Glória, em Lisboa, que causou 16 mortos.
Steinmeier disse ter recebido "com grande consternação" a notícia do trágico acidente.
"Partilhamos o luto e a dor nestas horas tão difíceis", escreveu na mensagem endereçada a Marcelo Rebelo de Sousa, citada pela agência de notícias espanhola EFE.
"A minha solidariedade especial está com as famílias e os entes queridos das vítimas. Aos feridos, desejo uma rápida e completa recuperação", acrescentou.
Entre os afetados no acidente, que causou também mais de duas dezenas de feridos, encontram-se pelo menos dois cidadãos alemães.
Lusa
Seguir Autor:
Associação Nacional de Freguesias demonstra "profundo pesar"
A Associação Nacional de Freguesias (Anafre) manifestou, esta quinta-feira, "o seu profundo pesar pelo trágico acidente ocorrido no elevador da Glória, em Lisboa", na quarta-feira, que causou 16 mortos e duas dezenas de feridos.
Num comunicado, a Anafre expressou a sua "solidariedade às famílias e amigos das vítimas, bem como a todos os que, de forma direta ou indireta, foram afetados por esta tragédia".
A associação representativa das freguesias quis também demonstrar o seu "reconhecimento às equipas de emergência, proteção civil e demais entidades que prontamente acorreram ao local e continuam a prestar apoio".
A Anafre compromete-se a acompanhar, em articulação com as demais autoridades competentes, "todas as medidas necessárias para garantir a segurança dos cidadãos e prevenir a repetição de acidentes desta natureza".
Lusa
Seguir Autor:
Chega e CDS-PP também cancelam eventos políticos no fim de semana
Na sequência do acidente, o CDS-PP, que também integra o executivo, anunciou o cancelamento da sua rentrée política, prevista para sábado em Vale de Cambra.
O líder do partido, Nuno Melo, desmarcou igualmente toda a sua agenda partidária até segunda-feira.
O CDS-PP ia fazer a sua `rentrée´ política no sábado, com um "lanche-convívio" em Vale de Cambra, no distrito de Aveiro. A iniciativa ia contar com intervenções do líder do partido, do candidato centrista à Câmara Municipal de Vale de Cambra, Martins Silva, e da líder da Juventude Popular, Catarina Marinho.
Também para sábado estava prevista uma manifestação convocada pelo Chega "contra o travão à lei de estrangeiros", que iria arrancar do Centro de Congressos de Lisboa, e terminaria em frente ao Palácio de Belém.
"Devido à tragédia ocorrida no elevador da Glória e ao luto oficial entretanto decretado, o Chega decidiu adiar a manifestação que estava agendada para o próximo sábado, em Lisboa, relativamente à lei de estrangeiros", indicou o partido numa nota divulgada esta quinta-feira.
Esta manifestação esteve inicialmente prevista para 24 de agosto e já tinha sido adiada uma vez devido aos incêndios.
Lusa
Seguir Autor:
Fidelidade, seguradora da Carris, com "total disponibilidade" para facilitar assistência e indemnizações
A Fidelidade, que é a seguradora da Carris, manifestou, esta quinta-feira, "total disponibilidade" para prestar assistência e facilitar os "processos de indemnização e de assistência necessários" às vítimas do descarrilamento do elevador da Glória, ocorrido na quarta-feira.
Em comunicado, a Fidelidade começou por expressar "o seu profundo pesar e endereça sentidas condolências às famílias e amigos das vítimas", salientando que "a prioridade absoluta neste momento é apoiar todos os que foram afetados por esta tragédia".
De acordo com a mesma nota, "para apoiar as vítimas e as suas famílias, a Fidelidade enquanto seguradora da Carris, disponibilizou uma linha direta de atendimento telefónico em português, inglês e francês, tendo em conta o elevado número de cidadãos estrangeiros envolvidos".
Esta linha está disponível através do número 217948826, "24 horas por dia, sete dias por semana", com a seguradora a disponibilizar "equipas especializadas de apoio psicológico".
"Reiteramos a nossa total disponibilidade para colaborar com todas as entidades competentes e facilitar de forma rápida e transparente os processos de indemnização e de assistência necessários", realçou a Fidelidade.
Lusa
Seguir Autor:
Homem brasileiro entre os feridos do acidente no Elevador da Glória
Um homem de nacionalidade brasileira ficou levemente ferido no acidente no Elevador da Glória, em Lisboa, avança o meio brasileiro Estadão.
O Consulado-Geral do Brasil em Lisboa confirmou à mesma fonte que o ferido foi assistido no Hospital Amadora-Sintra e já teve alta.
Correio da Manhã
Seguir Autor:
Documentos provam que Elevador da Glória passou na inspeção feita no dia do acidente
O ascensor recebeu o 'OK' em todos os indicadores. "O Ascensor tem todas as condições para a operação? OK", lê-se no documento.
Lusa
Seguir Autor:
GPIAAF concluiu perícias no local e remete informações para sexta-feira
O Gabinete de Prevenção e Investigação de Acidentes com Aeronaves e de Acidentes Ferroviários (GPIAAF), em conjunto com outras entidades, concluiu as perícias no local do descarrilamento do elevador da Glória, em Lisboa, remetendo informações para sexta-feira.
"O GPIAAF, em conjunto com a Polícia Judiciária (PJ) e a Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT) terminou a recolha de indícios no local. Durante a tarde de amanhã [sexta-feira] vai publicar uma Nota Informativa a dar conta das constatações iniciais e da orientação que a investigação irá prosseguir", avançou, esta quinta-feira, à agência Lusa fonte deste organismo público.
Na quarta-feira, o GPIAAF adiantou à Lusa que iria abrir uma investigação ao acidente, que ocorreu pelas 18h04 desse dia, causando pelo menos 16 mortos e mais de duas dezenas de feridos, cinco dos quais em estado crítico, acrescentando que, devido à limitação de recursos humanos existentes na área ferroviária, apenas na manhã desta quinta-feira iniciaria "a recolha de evidências no local".
Fontes do setor ferroviário explicaram à Lusa que, desde agosto de 2023, que o GPIAAF apenas dispõe de um investigador para este setor, e que, desde março deste ano, que o organismo aguarda que o processo de admissão de um segundo investigador tenha autorização por parte do ministério das Finanças.
Lusa
Seguir Autor:
PSD cancela Convenção Nacional Autárquica devido a acidente do Elevador da Glória
O PSD cancelou a Convenção Nacional Autárquica agendada para o próximo domingo, no Porto, devido ao acidente com o Elevador da Glória que levou à morte de 16 pessoas, como confirmado esta quinta-feira pelo primeiro-ministro, Luís Montenegro.
"Face à tragédia que vitimou mais de uma dezena de pessoas na queda do Elevador da Glória em Lisboa, o PSD decidiu cancelar a realização da Convenção Nacional Autárquica, que estava agendada para o próximo domingo, no Porto", lê-se numa nota emitida pelo partido.
Correio da Manhã
Seguir Autor:
Montenegro confirma 16 mortes e Proteção Civil corrige número anterior
O primeiro-ministro, Luís Montenegro, confirmou, esta quinta-feira, que 16 pessoas morreram na sequência do acidente do Elevador da Glória. A Proteção Civil tinha, numa primeira fase, avançado com 17 mortes, no entanto já corrigiu o número para 16.
"Com base nas fontes disponíveis, foi informado o falecimento de duas vítimas, durante esta noite, nos hospitais. Esta informação não está correta, tendo-se apurado uma duplicação de um registo, pelo que se corrige e esclarece que faleceu uma pessoa esta noite no Hospital de São José, havendo assim a lamentar 16 vítimas mortais, e não 17 como informado esta manhã", refere uma nota da responsável pela Proteção Civil de Lisboa enviada à agência Lusa.
TAP vai prestar apoio no transporte de feridos e na transladação de corpos das vítimas, diz Montenegro
O primeiro-ministro, Luís Montenegro, anunciou, esta quinta-feira, que a TAP vai prestar apoio no transporte de feridos e na transladação de corpos das vítimas, numa conferência de imprensa ao País com o presidente da Câmara de Lisboa, Carlos Moedas.
UGT manifesta "profunda consternação" e homenageia guarda-freio
A União Geral de Trabalhadores (UGT) manifestou esta quarta-feira "profunda consternação" e "sentido pesar" pelo acidente no elevador da Glória, em Lisboa, prestando homenagem ao guarda-freio, uma das vítimas mortais e sócio de um sindicato filiado na central.
"Às famílias das vítimas e a todos os que sofrem, direta ou indiretamente, com esta irreparável perda, endereçamos as mais sinceras condolências, reafirmando a nossa solidariedade e expressando o desejo de uma rápida e plena recuperação a todos os feridos", refere a UGT em comunicado.
Manifestando o seu "mais sentido pesar por todas as vidas perdidas", a central sindical presta ainda homenagem ao guarda-freio André Marques, sócio do Sindicato dos Trabalhadores dos Transportes (SITRA), uma das organizações sindicais filiadas na UGT, que morreu enquanto exercia funções.
Lusa
Seguir Autor:
Governo da Madeira manifesta pesar e solidariedade às famílias das vítimas
O Governo Regional da Madeira aprovou esta quinta-feira um voto de pesar pelo acidente ocorrido na quarta-feira com o elevador da Glória, em Lisboa, que causou 17 mortos, e expressa a "maior solidariedade" às famílias das vítimas.
Em comunicado, o executivo madeirense transmite "a maior solidariedade à Câmara Municipal de Lisboa e às famílias das vítimas".
O voto de pesar foi aprovado na reunião semanal do Governo Regional (PSD/CDS-PP), liderado pelo social-democrata Miguel Albuquerque, que decorreu no Funchal.
O elevador da Glória, em Lisboa, descarrilou na quarta-feira, pelas 18:04, causando pelo menos 17 mortos e 21 feridos.
Lusa
Seguir Autor:
Confederação do Turismo envia condolências às famílias das vítimas
A Confederação do Turismo de Portugal (CTP) prestou esta quinta-feira condolências às famílias e amigos das vítimas do descarrilamento do elevador da Glória, em Lisboa, na quarta-feira.
"Neste momento de dor profunda, expressamos as nossas mais sinceras condolências às famílias e amigos das vítimas, solidarizando-nos com todos os que foram afetados por esta terrível ocorrência", reagiu a CTP num comunicado enviado às redações.
"Foi com imensa tristeza e consternação que a CTP tomou conhecimento do trágico acidente ocorrido no elevador da Glória, em Lisboa, no qual, lamentavelmente, resultaram vítimas mortais e várias pessoas feridas, algumas com gravidade", refere a confederação.
Lusa
Seguir Autor:
Ordem dos Médicos disponibiliza apoio às entidades de saúde
O bastonário da Ordem dos Médicos expressou esta quinta-feira a "mais profunda solidariedade" às famílias das vítimas do descarrilamento do elevador da Glória, em Lisboa, e manifestou a disponibilidade da Ordem aos responsáveis das entidades de saúde.
"Perante a tragédia do grave acidente no Elevador da Glória, em Lisboa, não posso deixar de expressar a minha consternação e mais profunda solidariedade às famílias das vítimas mortais, aos feridos graves e ligeiros e a todos os que enfrentam este momento de dor e incerteza", referiu Carlos Cortes, numa mensagem publicada na rede social Facebook.
Lusa
Seguir Autor:
Conferência Episcopal está solidária com vítimas e anuncia missa
A Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) manifestou-se esta quinta-feira solidária com as vítimas do acidente no elevador da Glória, em Lisboa, e convidou à participação numa missa em seu nome realizada pelo Patriarca de Lisboa ao final da tarde.
"Cumprindo-se um dia de luto nacional, a Conferência Episcopal convida as comunidades cristãs à oração particular e comunitária pelas vítimas mortais deste trágico acidente e pelo sofrimento das suas famílias e amigos, para que encontrem esperança e ânimo na reconstrução do futuro", indica uma nota do secretaria-geral da CEP.
"Quem puder está convidado a participar na Missa pelas vítimas do acidente presidida pelo Patriarca de Lisboa, D. Rui Valério, na Igreja de São Domingos, ao Rossio em Lisboa, (...) pelas 19:00", adianta.
Lusa
Seguir Autor:
Papa Leão XIV deixa mensagem às famílias das vítimas mortais do acidente no Elevador da Glória
Num telegrama dirigido ao patriarca de Lisboa, o Papa Leão XIV pediu que fossem transmitidas "às famílias enlutadas sentidas condolências, bem como proximidade espiritual" do líder supremo da Igreja Católica.
"Ao mesmo tempo implora do céu o completo restabelecimento dos feridos, e a força da esperança cristã para quantos foram atingidos por este desastre", lê-se na nota emitida pelo Vaticano.
O Sumo Pontífice lembrou ainda, "com especial gratidão", os que trabalharam nas operações de socorro nos momentos que se sucederam ao acidente.
Correio da Manhã
Seguir Autor:
Comissão Europeia apresenta "profundas condolências" às famílias das vítimas
A Comissão Europeia apresentou esta quarta-feira as "mais profundas condolências" às famílias e amigos das vítimas do acidente de quarta-feira no elevador da Glória, em Lisboa, no qual morreram 17 pessoas.
"Em nome de toda a Comissão [Europeia] e da nossa principal porta-voz, Paula [Pinho, que é portuguesa], endereçamos as mais profundas condolências às famílias e amigos das vítimas do acidente trágico que ocorreu ontem [quarta-feira] em Lisboa e desejamos uma recuperação rápida a todos os feridos", disse a porta-voz Arianna Podestà, em conferência de imprensa em Bruxelas.
"Os nossos pensamentos estão todos com eles e com a população de Portugal", acrescentou a porta-voz do executivo comunitário.
Lusa
Seguir Autor:
Primeiro-ministro faz declarações no final do Conselho de Ministros
O primeiro-ministro falará esta quinta-feira no final do Conselho de Ministros, em São Bento, na sequência do acidente com o elevador da Glória, em Lisboa, que causou 17 mortos, disse à Lusa fonte do seu gabinete.
O presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Carlos Moedas, participa esta quarta-feira na reunião do Conselho de Ministros a convite de Luís Montenegro e deverá também prestar declarações.
Carlos Moedas chegou à residência oficial do primeiro-ministro cerca das 11:30 e Luís Montenegro veio recebê-lo ao jardim, onde lhe deu um abraço, seguindo depois os dois para a reunião do Conselho de Ministros.
Lusa
Seguir Autor:
Populares prestam homenagem às vítimas no local do incidente
Os populares começaram a prestar homenagem às vítimas do incidente com o Elevador da Glória e estão a ser deixadas velas e flores no local onde a estrutura descarrilou.
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa já assinou o decreto do Governo que determina um dia de luto nacional, cumprido esta quinta-feira.
PJ cria linha de informação oficial direcionada às famílias das vítimas do acidente no Elevador da Glória
A Polícia Judiciária (PJ) criou, esta quinta-feira, uma linha de informação oficial direcionada a entidades oficiais e a familiares das vítimas do acidente ocorrido na quarta-feira no elevador da Glória, em Lisboa, que causou 17 mortos.
As entidades oficiais e os familiares das vítimas podem ligar para o telefone 211 968 000 e enviar 'email' para chefepiquetelx@pj.pt .
Lusa
Seguir Autor:
"Podíamos ter morrido todos": Passageiro do Elevador da Glória relata momento da tragédia
Sobe para quatro o número de funcionários da Santa Casa mortos em acidente no Elevador da Glória
Dois trabalhadores da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa e duas pessoas com ligações à instituição morreram no acidente do Elevador da Glória. Há ainda sete colaboradores feridos.
Alda, uma mulher com cerca de 40 anos, e Pedro, um homem na casa dos 50 anos, eram ambos funcionários da Santa Casa e perderam a vida no trágico acidente que chocou Portugal.
Elevador da Glória estaria sem manutenção desde agosto. Contrato obriga à verificação diária dos cabos de tração
O Elevador da Glória, que descarrilou na quarta-feira matando 15 pessoas e ferindo 23, estaria sem manutenção diária desde o final do mês de agosto, nomeadamente sem a verificação dos cabos de tração.
O concurso para a manutenção dos veículos foi cancelado há poucos dias, porque todas as propostas recebidas ultrapassavam o preço base, ficando acima do orçamento estipulado. O concurso foi aberto a 28 de abril e encerrado nos últimos dias.
Criança resgatada do Elevador da Glória por polícia. Pai do menino morreu e mãe está em estado grave
Uma criança de três anos perdeu o pai no descarrilamento do Elevador da Glória, durante a tarde de quarta-feira. A mãe ficou gravemente ferida e continua internada.
Um agente da PSP resgatou, na quarta-feira, um menino de nacionalidade alemã dos destroços do acidente do Elevador da Glória.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt
o que achou desta notícia?
concordam consigo
A redação do CM irá fazer uma avaliação e remover o comentário caso não respeite as Regras desta Comunidade.
O seu comentário contem palavras ou expressões que não cumprem as regras definidas para este espaço. Por favor reescreva o seu comentário.
O CM relembra a proibição de comentários de cariz obsceno, ofensivo, difamatório gerador de responsabilidade civil ou de comentários com conteúdo comercial.
O Correio da Manhã incentiva todos os Leitores a interagirem através de comentários às notícias publicadas no seu site, de uma maneira respeitadora com o cumprimento dos princípios legais e constitucionais. Assim são totalmente ilegítimos comentários de cariz ofensivo e indevidos/inadequados. Promovemos o pluralismo, a ética, a independência, a liberdade, a democracia, a coragem, a inquietude e a proximidade.
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza expressamente o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes ou formatos actualmente existentes ou que venham a existir.
O propósito da Política de Comentários do Correio da Manhã é apoiar o leitor, oferecendo uma plataforma de debate, seguindo as seguintes regras:
Recomendações:
- Os comentários não são uma carta. Não devem ser utilizadas cortesias nem agradecimentos;
Sanções:
- Se algum leitor não respeitar as regras referidas anteriormente (pontos 1 a 11), está automaticamente sujeito às seguintes sanções:
- O Correio da Manhã tem o direito de bloquear ou remover a conta de qualquer utilizador, ou qualquer comentário, a seu exclusivo critério, sempre que este viole, de algum modo, as regras previstas na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, a Lei, a Constituição da República Portuguesa, ou que destabilize a comunidade;
- A existência de uma assinatura não justifica nem serve de fundamento para a quebra de alguma regra prevista na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, da Lei ou da Constituição da República Portuguesa, seguindo a sanção referida no ponto anterior;
- O Correio da Manhã reserva-se na disponibilidade de monitorizar ou pré-visualizar os comentários antes de serem publicados.
Se surgir alguma dúvida não hesite a contactar-nos internetgeral@medialivre.pt ou para 210 494 000
O Correio da Manhã oferece nos seus artigos um espaço de comentário, que considera essencial para reflexão, debate e livre veiculação de opiniões e ideias e apela aos Leitores que sigam as regras básicas de uma convivência sã e de respeito pelos outros, promovendo um ambiente de respeito e fair-play.
Só após a atenta leitura das regras abaixo e posterior aceitação expressa será possível efectuar comentários às notícias publicados no Correio da Manhã.
A possibilidade de efetuar comentários neste espaço está limitada a Leitores registados e Leitores assinantes do Correio da Manhã Premium (“Leitor”).
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes disponíveis.
O Leitor permanecerá o proprietário dos conteúdos que submeta ao Correio da Manhã e ao enviar tais conteúdos concede ao Correio da Manhã uma licença, gratuita, irrevogável, transmissível, exclusiva e perpétua para a utilização dos referidos conteúdos, em qualquer suporte ou formato atualmente existente no mercado ou que venha a surgir.
O Leitor obriga-se a garantir que os conteúdos que submete nos espaços de comentários do Correio da Manhã não são obscenos, ofensivos ou geradores de responsabilidade civil ou criminal e não violam o direito de propriedade intelectual de terceiros. O Leitor compromete-se, nomeadamente, a não utilizar os espaços de comentários do Correio da Manhã para: (i) fins comerciais, nomeadamente, difundindo mensagens publicitárias nos comentários ou em outros espaços, fora daqueles especificamente destinados à publicidade contratada nos termos adequados; (ii) difundir conteúdos de ódio, racismo, xenofobia ou discriminação ou que, de um modo geral, incentivem a violência ou a prática de atos ilícitos; (iii) difundir conteúdos que, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, tenham como objetivo, finalidade, resultado, consequência ou intenção, humilhar, denegrir ou atingir o bom-nome e reputação de terceiros.
O Leitor reconhece expressamente que é exclusivamente responsável pelo pagamento de quaisquer coimas, custas, encargos, multas, penalizações, indemnizações ou outros montantes que advenham da publicação dos seus comentários nos espaços de comentários do Correio da Manhã.
O Leitor reconhece que o Correio da Manhã não está obrigado a monitorizar, editar ou pré-visualizar os conteúdos ou comentários que são partilhados pelos Leitores nos seus espaços de comentário. No entanto, a redação do Correio da Manhã, reserva-se o direito de fazer uma pré-avaliação e não publicar comentários que não respeitem as presentes Regras.
Todos os comentários ou conteúdos que venham a ser partilhados pelo Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã constituem a opinião exclusiva e única do seu autor, que só a este vincula e não refletem a opinião ou posição do Correio da Manhã ou de terceiros. O facto de um conteúdo ter sido difundido por um Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã não pressupõe, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, que o Correio da Manhã teve qualquer conhecimento prévio do mesmo e muito menos que concorde, valide ou suporte o seu conteúdo.
ComportamentoO Correio da Manhã pode, em caso de violação das presentes Regras, suspender por tempo determinado, indeterminado ou mesmo proibir permanentemente a possibilidade de comentar, independentemente de ser assinante do Correio da Manhã Premium ou da sua classificação.
O Correio da Manhã reserva-se ao direito de apagar de imediato e sem qualquer aviso ou notificação prévia os comentários dos Leitores que não cumpram estas regras.
O Correio da Manhã ocultará de forma automática todos os comentários uma semana após a publicação dos mesmos.
Para usar esta funcionalidade deverá efetuar login.
Caso não esteja registado no site do Correio da Manhã, efetue o seu registo gratuito.
Escrever um comentário no CM é um convite ao respeito mútuo e à civilidade. Nunca censuramos posições políticas, mas somos inflexiveis com quaisquer agressões. Conheça as
Inicie sessão ou registe-se para comentar.