page view

“Treinamos comandos sempre para combater”: 17 militares concluíram curso de Comandos

Dezassete terminaram o 142.º curso da especialidade. “Estão prontos para as missões de maior exigência e risco”, diz o chefe do Exército.

26 de janeiro de 2025 às 01:30

“Orgulho nos militares que concluíram o curso de Comandos, exemplo de superação, que a partir de hoje estão prontos para as missões de maior exigência e risco.” O voto de confiança, expresso ao CM pelo chefe do Exército, general Eduardo Mendes Ferrão, teve como destinatários os 17 militares que sexta-feira concluíram o 142.º curso de Comandos e passaram a usar a boina e o crachá da especialidade. A cerimónia teve lugar no quartel da Carregueira, em Belas (Sintra), e terminou com a habitual fotografia de família frente ao monumento ao ‘Esforço Comando’.

“Treinamos comandos sempre para combater”, assinalou o comandante do regimento de comandos, coronel Alexandre Duarte Varino. O curso prolongou-se por 17 semanas. E dos 43 que o iniciaram em setembro de 2024, apenas 17 terminaram, o que representa uma taxa de atrição de cerca de 60%, em linha com o habitual, considerando a dureza dos exercícios.

“O Exército pode sempre contar com esta unidade. Os que terminaram o curso são poucos, mas certamente bons. Não tiveram favores ou ajudas”, assegurou Varino.

“Queres ser comando?!”, ouviram, um a um, os 17. Expressaram “quero!”, receberam o crachá e a missão: “Vai e cumpre o teu dever!” Terminaram o curso 3 oficiais (iniciaram 5), 4 sargentos (9) e 10 praças (29).

Rocha Vieira evocado na cerimónia

“Presente porque quis homenagear o nosso general Rocha Vieira numa unidade e ocasião muito especial. Estou certo que ele ficaria muito feliz por presenciar a entrega dos símbolos Comando a estes militares como fez assiduamente ao longo da sua vida”, disse o general Mendes Ferrão, evocando o último governador de Macau e antigo chefe do Exército, que morreu quarta-feira aos 85 anos. Também o comandante das Forças Terrestres, tenente-general Rui Ferreira, lembrou o “grande defensor dos comandos”, que recebeu o título de Comando Honorário em 2017. 

Tenente conquista todos os prémios 

Os três prémios habitualmente atribuídos aos militares que mais se destacam durante o curso, em áreas como o mérito pessoal e físico, foram todos conquistados pelo tenente João Pombo, de 25 anos e residente em Carcavelos (Cascais). Recebeu-os das mãos do comandante do regimento, do presidente da Associação de Comandos e do seu tio, o brigadeiro-general Eduardo Vieira Pombo. 

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8