page view

Três amigos foram atrás de multidão e roubaram a taça de Alvalade. Veja o vídeo

O vídeo e toda a história do insólito furto do troféu original da Champions feminina, com 60 centímetros e 10 quilos de prata estrelina. PSP já identificou pelo menos 20 sportinguistas.

21 de maio de 2025 às 15:22
A carregar o vídeo ...

Três amigos foram atrás de multidão e roubaram a taça de Alvalade

Costuma dizer-se que a ocasião faz o ladrão. E foi isso que aconteceu, pelas 05h00 de domingo, nas garagens do estádio de Alvalade, em Lisboa. Centenas de adeptos bebiam as últimas cervejas após a festa do bicampeonato do Sporting quando um deles, num momento não planeado, deitou abaixo uma grade de lona e abriu acesso a uma zona reservada onde a UEFA guardara, em caixas e caixotes, à mão de semear, centenas de artigos relativos à final da Champions feminina de futebol, um Arsenal-Barcelona, este sábado, às 17h00, em Alvalade. Seguiu-se uma razia "de oportunidade" que durou entre uma hora a hora e meia. "Quarenta a cinquenta" adeptos do Sporting, de cara tapada, levaram de tudo: dezenas de bolas oficiais do jogo (cada uma vale 130 €); televisões; casacos; as braçadeiras para as capitãs das duas equipas; e até a taça original -  tem 60 centímetros de altura, pesa dez quilos e é feita de prata esterlina -, aquela que deverá estar sempre em mãos da UEFA e só ser usada na cerimónia de consagração das vencedoras. O momento exato do furto foi registado pelas câmaras de videovigilância do Sporting - e o vídeo a que o CM teve acesso mostra vários jovens de cara tapada; e um deles, de camisola verde do Sporting e um cachecol do clube sobre a boca e nariz, foge com uma bola oficial sob o braço esquerdo e a brilhante taça na mão direita.

Segundo explicou ao CM fonte da PSP, cuja Brigada da Violência Associada ao Desporto, única no País a combater o fenómeno e que está associada à 3ª Esquadra de Investigação Criminal da PSP de Lisboa, até ao início da tarde desta quarta-feira já haviam sido identificados vinte dos autores do furto em massa. Entre eles os três amigos, vindos do Porto, dois deles pela primeira vez no estádio de Alvalade, que se deixaram levar pela confiança e furtaram a taça única da Champions.

Estes três jovens sportinguistas, com cerca de 20 anos, foram identificados num trabalho de filigrana dos investigadores da PSP. Tal como os restantes, aliás. Embora tenham atuado de cara tapada dentro das garagens de Alvalade, estavam de rosto à mostra no exterior: e os polícias viram gravações de dezenas de câmaras para, aos poucos, os irem identificando - um trabalho que ainda está em curso e os números sobem "a cada hora", diz a mesma fonte policial. E a recuperação do material também: ainda esta quarta-feira a PSP foi buscar vários artigos a Oeiras; e para quinta-feira já sabe onde ir recolher mais.

Taça da 'Champions' feminina que foi furtada
Taça da 'Champions' feminina que foi furtada

O vídeo a que o CM teve acesso mostra como a taça estava dentro de um simples caixote de cartão, entre dezenas de outros com bolas e mais artigos, o que deixa questões no ar sobre a falta de cuidados. As imagens mostram como bastou a um dos três amigos rasgar o topo e sacar a taça, provavelmente sem se aperceber do seu valor ou significado.

Os três que furtaram a taça, que são adeptos regulares, "em nada ligados a claques e, até domingo, a confusões", descreve a mesma fonte, acabaram por tomar consciência da gravidade do que tinham feito e arrependeram-se. Telefonaram ao Sporting, admitiram a asneira e um deles veio a Lisboa devolver ao clube o troféu. A PSP acabou por ir ao estádio recolher a peça de 10 quilos em prata e, na tarde de terça-feira, devolveu-a à UEFA.

O trio foi interrogado pela PSP, constituído arguido e está com termo de identidade e residência.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8