page view

Três estudantes detidas na Faculdade de Psicologia de Lisboa durante palestra sobre ação climática

Foi convocada uma vigília de solidariedade para a esquadra da PSP do Campo Grande.

15 de novembro de 2023 às 17:23

Três estudantes foram detidas durante uma palestra sobre ação climática na Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa, esta quarta-feira. Duas delas estavam a dar a palestra e a outra a assitir, juntamente com mais 80 alunos.

Para apoiar as jovens detidas foi convocada uma vigília de solidariedade para a esquadra da PSP do Campo Grande.

Segundo um comunicado da Greve Climática de Lisboa, as estudantes foram arrastadas até às carrinhas da PSP, estacionadas à porta da faculdade, enquanto quem assistia entoava o cântico: "Que vergonha deve ser... deter estudantes num mundo a arder!"

"Como é possível estudantes que apenas estão a tentar lutar pelo seu futuro serem detidas? Este é um precedente assustador no que toca à repressão da liberdade de expressão e direito à manifestação" disse André Matias, porta-voz do núcleo pelo fim ao fóssil da FPUL.

As estudantes saíram, entretanto, em liberdade e serão esta quinta-feira ouvidas pelo Ministério Público, no Campus de Justiça.

Desde segunda-feira que os estudantes estão a realizar ações em diversas escolas para reivindicar eletricidade 100% renovável e acessível até 2025, bem como o fim dos combustíveis fósseis até 2030.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8