page view

Artigo exclusivo

Três facadas matam jovem de 16 anos em luta marcada nas redes sociais

Cinco de cada lado e alguns já vinham de facas na mão. Confronto, na Amadora, foi imediato e Marcelo morreu.

03 de outubro de 2020 às 01:30

1 / 3

Corpo da vítima ficou caído numa rampa. INEM e bombeiros ainda tentaram salvar-lhe a vida, mas sem sucesso
Corpo da vítima ficou caído numa rampa. INEM e bombeiros ainda tentaram salvar-lhe a vida, mas sem sucesso Direitos Reservados
Homicídio ocorreu no interior da estação de comboios da Amadora
Homicídio ocorreu no interior da estação de comboios da Amadora CMTV
Marcelo Correia tinha 16 anos e nenhuma ficha policial. Jogou como defesa num clube de futebol em Lisboa e estava no 9º ano
Logo Premium CM
Logo Premium CM

O confronto foi imediato e Marcelo Correia foi atingido com três facadas na região dorsal. “Quando chegámos o jovem estava inanimado e a esvair-se em sangue”, disse ao CM fonte da PSP. Os agentes ativaram o socorro médico. “Tentaram socorrer o rapaz. Tentaram reanimar durante 30 minutos. Eu vi, fizeram um esforço enorme, mas não houve nada a fazer”, recordou esta sexta-feira a mesma testemunha.

Dezenas de agentes da PSP ainda montaram um perímetro em redor da estação. Mas não foram encontrados os intervenientes, que abandonaram a vítima para trás. Também não terá sido descoberta a faca utilizada no crime. A investigação está a cargo da PJ de Lisboa.

Aumentam crimes com facas

Os crimes com facas, incluindo agressões e homicídios, estão a aumentar na área do Comando Metropolitano de Lisboa da PSP (Cometlis). Tal como o CM noticiou no final de junho, dados oficiais dos primeiros seis meses deste ano - e apesar do confinamento devido à Covid-19 - "confirmam um ligeiro aumento" em relação a 2019.

A PSP assumiu 259 roubos envolvendo armas brancas. Mais 39 (+17,7%) que em 2019. "Grande parte dos registos estão relacionados com roubos na via pública, sendo que o aumento registado foi nos roubos a edifícios comerciais ou industriais, cujo diferença representa um aumento de 13 registos a mais em comparação com igual período do ano transato", respondeu.

Nesse período foram apreendidas 489 armas brancas associadas a crimes, mais 233 (+91%) do que em 2019. O Cometlis policia dois milhões de pessoas em nove concelhos (Cascais, Oeiras, Sintra, Amadora, Lisboa, Odivelas, Loures, Vila Franca de Xira e Torres Vedras).

Vítima não tinha ficha na polícia

De acordo com fontes policiais, Marcelo Filipe Correia (que faria os 17 anos dentro de um mês) não tinha “qualquer antecedente” policial. Ou seja, não era conhecido por crimes.

Youtuber leva facada na perna em rixa na Caparica

Um jovem de 16 anos foi esfaqueado na perna, na tarde de 7 de setembro, durante uma rixa com outros menores na Costa de Caparica, Almada. A vítima é um youtuber (faz vídeos para o site de partilha Youtube) e sofreu ferimentos ligeiros. Foi hospitalizado.

Morto com seis golpes aos 15 anos

James Boyce, um jovem luso-inglês de apenas 15 anos, foi morto com seis facadas ao final da noite de 18 de junho, num jardim em Arroios, Lisboa. O autor do crime foi um rapaz de 14 anos, que combinou o confronto com a vítima através da rede social Twitter.

Morto em roubo no Campo Grande

Pedro Fonseca, um jovem de 24 anos, engenheiro recém-licenciado e filho de um inspetor da PJ na reforma, foi morto à facada a 29 de dezembro de 2019, no Campo Grande, numa tentativa de assalto.

Homicidas acusados por 14 crimes

Além do homicídio de Pedro Fonseca, os quatro jovens presos pela PJ de Lisboa no início de 2020 estão indiciados, em coautoria, por 13 crimes de roubos, ofensas à integridade e dano.

Rapaz de 13 anos leva golpe na praia

A 23 de maio, um rapaz de 13 anos foi esfaqueado numa perna em plena praia de Carcavelos, Cascais. Tratou-se de uma rixa entre dois grupos que envolveu cerca de 20 pessoas. Facas foram apreendidas.

pormenores

INEM declarou a morte

O alerta foi às 20h15. Para o socorro à vítima foi mobilizada a equipa do INEM do hospital Amadora-Sintra e os bombeiros da Amadora. O óbito foi declarado, no local (estação de comboios), pelo médico do INEM. Elementos da PSP fizeram um perímetro de segurança.

“Ajuste de contas”

Testemunhas descreveram à polícia que tudo aconteceu com grande rapidez. “Acredito que muita gente não se tenha apercebido do que é que se passava. Agora já sabemos que foi um ajuste de constas”, disse uma testemunha ao CM.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8