page view

Três feridos à facada em rixa combinada na Internet

Sessão de pancadaria agendada nas redes sociais acaba com três esfaqueados. Agressores foram condenados.

02 de novembro de 2025 às 01:30

O encontro foi combinado, agendado e divulgado amplamente através das redes sociais. Ocorreu num parque, perto de uma escola. Muita gente viu, aplaudiu, incentivou e filmou. O duelo ocorreu no concelho de Loures, em 2021. Um grupo com cerca de 10 jovens abordou rivais de outro grupo e esfaqueou três deles. Uma das vítimas, quando tentava fugir, caiu e foi agredida com pedras da calçada e pontapeada. Ainda se levantou, mas foi perseguida e esfaqueada nas costas. Sobreviveu porque pediu ajuda e entrou num carro.

Dois dos agressores, que à data tinham entre 16 e 21 anos, foram condenados este ano pelo Tribunal de Loures a penas de prisão, um a 7 anos e meio e o outro a 2 anos e meio. O caso ainda corre na justiça, com o Tribunal da Relação de Lisboa e rejeitar recentemente um recurso dos dois arguidos que contestavam a condenação.

Numa acórdão proferido no passado dia 10 de julho, os juízes desembargadores deixam um grito de alerta para os jovens que se desviam do caminho e que não têm qualquer empatia pela vida alheia e nem sequer mostram arrependimento: “Combinar com recurso a redes sociais uma sessão de pancadaria, com potencial agressor de tal forma elevado que para um dos agentes esteve em causa a intenção de acabar com a vida da vítima, o que não suscita qualquer dúvida, e comparecer num local levando atrás uma assistência acéfala, composta por gente também de inqualificáveis princípios, que se predispõem, não a ajudar a vítima, note-se, mas a adensar o aplauso da agressão e a filmar a mesma para futuro gáudio e exibição, é um comportamento que, conquanto humanamente inqualificável faz perspetivar quanto a todas essas pessoas, e a todos nós, de que elas são o futuro, um tempo sombrio, sem referenciais de humanismo e solidariedade”.

Lesões nos braços e costas

De acordo com o tribunal, “os arguidos reuniram-se num grupo de pelo menos 10 pessoas, num parque perto de uma escola secundária, durante a tarde, local que é frequentado por muitas pessoas e crianças que saem da escola, e munidos de facas e objetos, atacaram pelo menos três pessoas com facadas, causando lesões graves”. As vitimas ficaram com lesões nos braços e costas, tendo sido hospitalizadas.

Condenado por roubo aos 16 anos

O principal arguido, que perseguiu uma das vítimas e a esfaqueou nas costas, foi condenado a sete anos e meio de prisão por um crime de homicídio simples, na forma tentada, um crime de detenção de arma proibida e dois crimes de ofensas à integridade física qualificada. Já cumpriu pena efetiva por um crime de roubo, quando tinha apenas 16 anos de idade.

O segundo arguido foi condenado a dois anos e meios de prisão por três crimes de ofensas à integridade física qualificada.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8