page view

Três mortos em queda de muro na Universidade do Minho

A queda de um muro junto à Universidade do Minho, em Braga, causou três mortos e quatro feridos.

23 de abril de 2014 às 20:18

Três estudantes perderam a vida esta quarta-feira após a queda de um muro perto do campus de Gualter da Universidade do Minho, em Braga.

No incidente ficaram ainda feridas quatro pessoas, uma das quais com gravidade. O acidente ocorreu por volta das 19h40 numa zona residencial a cerca de 500 metros da universidade, onde habitualmente decorrem ações relacionadas com a praxe universitária. As sete vítimas deste acidente têm entre 18 e 21 anos e são todos do sexo masculino.

CLIQUE NA IMAGEM PARA VER O VÍDEO DA CMTV EM DIRETO DO LOCAL

Testemunhas no local revelam que as vítimas mortais são alunos do curso de Informática da Universidade do Minho e que estariam a usar t-shirts identificadoras do curso que frequentavam. Os estudantes do campus de Gualter costumam frequentar este local uma vez que as praxes estão interditas nas instalações da instituição.

A PSP disse à agência LUSA que está a investigar a hipótese da queda do muro ter ocorrido após uma disputa amigável entre alunos. Estudantes da Universidade do Minho relataram que o muro cedeu na sequência de "uma 'guerra de cursos' entre universitários de Engenharia Informática e de Medicina".

Segundo estes relatos, no seguimento de um despique amigável e das provocações entre os universitários dos dois cursos, os alunos de Engenharia Informática subiram pelas caixas de correio embutidas no muro, no topo do qual se encontravam os estudantes de Medicina, e a estrutura cedeu.

O Presidente da Associação Académica da Universidade do Minho disse apenas que é preciso aguardar as averiguações das autoridades para se apurar o que se passou. "Vamos aguardar o resultado das averiguações da polícia antes de fazer mais comentários para evitar conclusões precipitadas", afirmou Carlos Videira, recusando-se a dar pormenores sobre o que motivou o acidente.

Para o local do acidente, que ocorreu na Rua de Vilar, foram enviadas várias ambulâncias, cerca de 100 bombeiros,  viaturas de desencarceramento, seis viaturas de emergência médica e vários elementos da PSP. A Polícia Judiciária foi também para o local do acidente.

Em declarações à CMTV, a responsável do departamento de comunicação do hospital de Braga, Elisabete Ferreira, deram entrada no hospital três jovens do sexo masculino. Dois com escoriações e um em estado grave com várias fraturas. Os estudantes estão a receber tratamento e não correm perigo de vida.

O 2º comandante operacional distrital da Protecção Civil de Braga, Vítor Azevedo, afirmou que os familiares das vítimas estão a ser acompanhados por psicólogos.

O muro que ruiu vai ser alvo de uma peritagem técnica na quinta-feira para averiguar as causas do acidente, informou o presidente da Câmara, Ricardo Rio. Segundo o autarca, a peritagem será realizada por técnicos do departamento de engenharia da Universidade do Minho.

A estrutura que ruiu é uma espécie de "muro falso" que servia de suporte a caixas de correio de moradores na zona.

Imagem do muro que ruiu

A Universidade do Minho enviou um comunicado assinado pelo reitor, António Cunha, a lamentar o acidente e a prestar condolências às famílias. "Ocorreu hoje, ao final da tarde, perto do campus de Gualtar da Universidade do Minho, um acidente de que resultou a morte de três estudantes da universidade e ferimentos em três outros. A Universidade do Minho lamenta profundamente o sucedido, apresenta às famílias dos estudantes falecidos as suas mais sentidas condolências e exprime a sua solidariedade para com todos aqueles que foram afectados por esta tragédia", lê-se no comunicado.

CLIQUE NA FOTO PARA VER A FOTOGALERIA

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8