page view
Imagem promocional da micronovela
MICRONOVELA

Herança de sangue Há heranças que não se escolhem.

Tribunal português condena pela primeira vez menor por terrorismo

Jovem radicalizado ameaçou colocar bombas na mesquita de Lisboa e proferiu discurso de ódio contra muçulmanos e imigrantes.

25 de junho de 2025 às 14:59
A carregar o vídeo ...

Tribunal português condena pela primeira vez menor por terrorismo

É uma condenação inédita em Portugal: um jovem, menor de 16 anos, foi condenado, este ano, pelo Tribunal de Família e Menores de Cascais por terrorismo. Segundo informações recolhidas pelo NOW, o rapaz terá sido colocado num centro educativo, ao Abrigo da Lei Tutelar Educativa, dado o seu grau e radicalização na extrema-direita.

Nos últimos dias, o NOW tentou obter esclarecimento oficiais sobre o processo e a pena aplicada, mas o Tribunal de Cascais recusou prestar qualquer tipo de informação até quanto à pena aplicada. Ainda assim, foi possível apurar que este caso terá começado numa denúncia feita pela Mesquita de Lisboa à Polícia Judiciária, dando conta de várias ameaças de bomba e discurso de ódio que estavam a receber de um determinado email.

A investigação a Unidade Nacional de Contra Terrorismo acabaria por identificar o autor de tais ameaças, tendo sido surpreendida com o facto de se tratar de um menor, ainda por cima filho de mãe imigrante. Sendo assim, o caso acabaria por correr debaixo a Lei Tutelar Educativa, que se aplica quando está em causa "a prática, por menor com idade compreendida entre os 12 e os 16 anos, de facto qualificado pela lei como crime".

A Judiciária chegou realizar buscas ao rapaz, tendo encontrado vários sinais de radicalização o menor à extrema-direta. Algo que, posteriormente, seria confirmado pela análise ao eu computador. Os inspetores ainda procuraram pistas sobre terceiros indivíduos que poderia ter influenciado o rapaz e recrutá-lo. Porém, chegaram à conclusão que o processo e radicalização decorreu na solidão do quarto, através do ecrã o computador, que o levou a consultar e ler vários sites de extrema direita.

Presente a um juiz, o jovem foi, numa primeira fase, libertado, atenta a sua idade. Porém, dias após o interrogatório judicial, seria detetado  publicar na Internet algumas peças do processo, com um discurso jocoso para com a polícia e os tribunais, o que levou o juiz a reverter a primeira decisão e a ordenar o seu internamento num centro educativo.

Diretor da PJ alertou para radicalização dos mais novos

Há uma semana, na sequência da detenção e seis pessoas ligadas à organização e extrema-direta Movimento Armilar Lusitano (MAL), o diretor da Polícia Judiciária, Luís Neves, manifestou, precisamente, preocupação com o recrutamento  radicalização e "jovens cada vez mais jovens"

Em jeito de sinal e alerta, Luís Neves explicou que a polícia assiste "cada vez mais a um crescente nos discursos desta natureza e ao recrutamento e incitamento de camadas cada vez mais jovens da população através da Internet, em círculos fechados". O método, referiu, assenta na "fake news, na desinformação e na manipulação destas pessoas".

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Bom Dia

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8