page view

Artigo exclusivo

“Tudo destruído”: Explosão de gás num prédio na Amadora fere 16 pessoas

Polícia Judiciária foi chamada a apurar a causa da fuga de gás que originou o rebentamento.

17 de março de 2022 às 01:30
Novas imagens mostram rasto de destruição causado pela explosão de gás no interior do prédio na Amadora

A explosão ocorreu quando os bombeiros progrediam pelas escadas para verificar a fuga, que seria no 6º andar mas que já teria acumulado gás no poço do elevador e em maior grau nos pisos superiores - uma vez que o gás natural é mais leve que o ar. Suspeita-se que alguém tenha provocado a ignição ao chamar o elevador.

O que se seguiu foi o pânico, com moradores a correr para a rua e a chegada de quase uma centena de operacionais para o socorro. “Ficou tudo destruído”, disse uma vítima. Todos os apartamentos tiveram as portas arrancadas. O poço do elevador foi desfeito e os dois pisos superiores levantados – a cobertura saltou como uma tampa - e depois ruíram pela força da explosão. Além deste prédio, houve danos noutros edifícios. Paredes e bens foram projetados para a rua.

Além da PJ, a fuga de gás e a explosão são investigados pela empresa fornecedora, a LisboaGás. A Entidade Nacional para o Setor Energético vai fazer relatório.

Prédios vizinhos

Os moradores dos prédios adjacentes foram retirados para avaliação da segurança.

Carros danificados

A explosão danificou dezenas de carros parados na rua, bem como montras de lojas.

Sem regressar a casa

Residentes do prédio não vão regressar a casa até ser seguro, afirmam os bombeiros.

Obras prolongadas

Os danos graves indiciam a necessidade de obras prolongadas no edifício da explosão.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8