page view

Militar do exército morre durante curso de Operações Especiais. Foi arrastado pela corrente no rio Balsemão em Lamego

Foi aberto um processo de averiguações “com vista ao apuramento rigoroso das circunstâncias do sucedido”.

Atualizado a 27 de janeiro de 2026 às 09:29

O homem que estava desde a noite de segunda-feira desaparecido após ter caído ao rio Balsemão, em Lamego, já foi encontrado morto nas margens. A vítima é o alferes de Infantaria João Rafael Paulino dos Santos Cardoso, natural de Mafra, um militar do Exército que estava a fazer o curso de Operações Especiais, nos Rangers, cujo quartel fica naquela cidade.

O incidente ocorreu pelas 23h00 e o Exército confirma que teve lugar em Penude, onde os Rangers têm um aquartelamento. O militar, natural de Mafra, foi “arrastado pela corrente".

A atividade que os instruendos realizavam foi logo suspensa e foram “prontamente acionados meios de Busca e Salvamento, encontrando-se no local os Bombeiros, sob coordenação da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, tendo sido igualmente informadas a Guarda Nacional Republicana e a Polícia Judiciária Militar”.

“A instrução decorria com as medidas de segurança e o enquadramento previstos para este tipo de atividade. Foram ativados os mecanismos de apoio à família do militar, incluindo acompanhamento psicológico”, assegura o Exército.

Ao CM foi garantida a abertura de um processo de averiguações “com vista ao apuramento rigoroso das circunstâncias do sucedido”.

O Exército lamenta profundamente o sucedido e apresenta sentidas condolências à família, amigos e camaradas do militar.

Publicada originalmente a 27 de janeiro de 2026 às 07:44

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8