A 8ª edição do Festival Internacional de Teatro Cómico da Maia arranca hoje no Fórum da cidade, com uma proposta hilariante: uma viagem inspirada no imaginário de Júlio Verne. Trata-se de “A Volta ao Mundo em Menos de 80 Minutos”, uma produção do Art’Imagem e da Oficina de Teatro da Maia, a ver a partir das 21h30.
Mr. Fogg, um desinteressante lorde inglês, aposta com seus pares de clube, em como dará a volta ao mundo em 80 dias. Durante a viagem, nunca se misturará com os povos que lhe aparecem pela frente. Tudo o que lhe interessa é ganhar a aposta. É Passepartout, o criado francês que o acompanha, quem se encarrega do contacto com as populações dos vários países que vão atravessando.
Entretanto, para tornar as coisas mais interessantes, Frogg é indevidamente acusado de um roubo no Banco de Inglaterra e é perseguido pelos detectives Fix e Fox, que querem prendê-lo em cada escala da viagem. O Egipto, a Índia, a China, o Japão e os Estados Unidos do século XIX são os locais de passagem que estes turistas apressados irão visitar.
Registe-se que esta obra - uma das mais famosas de Júlio Verne - foi escrita sem que o autor tivesse saído da sua casa de Paris. O espectáculo, encenado por José Leitão, conta com a participação de jovens que frequentaram o módulo “Preparação e Apresentação de um Espectáculo de Teatro de Rua”, no âmbito das actividades da Oficina de Teatro da Maia, e é um dos pontos altos do programa.
Entretanto, quem não estiver cansado da “viagem”, pode tomar lugar, a partir das 23h30, na nave da Teatroesfera, que leva à cena a peça “A Saque”.
Amílcar e Dinis, um casal “gay”, assaltam um banco. Que melhor lugar para esconder o saque do que o caixão da recém-falecida mãe de Amílcar? A partir de um texto de Joe Orton, esta companhia de Queluz põe em cena uma rábula sobre a hipocrisia, a ganância e a falsa moral. Dirigido por Almeno Gonçalves, o espectáculo pretende, ao mesmo tempo, ser uma crítica mordaz à religião e à corrupção da autoridade.
24 COMPANHIAS VINDAS DE 7 PAÍSES
Textos e peças de autores universais como Shakespeare, Cervantes, Gil Vicente, Pirandello, Fernando Pessoa, Pe. António Vieira ou Luís Fernando Veríssimo, serão encenados por algumas das 24 companhias (13 nacionais, 10 estrangeiras e uma luso-brasileira) oriundas de Espanha, Bélgica, Brasil, República Checa, Argentina, Inglaterra e Portugal.
Ao todo, serão 21 espectáculos em 23 representações e nove animações. Tudo com um orçamento de 120 mil euros, garantido na totalidade pela Câmara Municipal da Maia. Os preços vão de 1,75 aos 3,75 euros.
DESTAQUES DO PROGRAMA
Dia 11, sexta-feira
21h30 - “A Volta ao Mundo em Menos de 80 Minutos” - Teatro Art Imagem/ Oficina de Teatro da Maia
23h30 - “A Saque” - Teatroesfera
16h00 - “To see or not to see” - Jean-Louis Danvoy
21h30 - “Os Vellos non deben de Namorase” - Teatro do Morcego
23h30 - “To see or not to see” - Jean-Louis Danvoy
16h00 - “História Cómico-Marítima” - Teatro Extremo
21h30 - “Olé - The FlamenComedy Show” - Paul Morocco & Friends
23h30 - “Vamos Falar de Sexo” - Bruno Schiappa
Dia 14, segunda-feira
21h30 - “A Comédia da Vida Privada” - Teatro Novo
23h30 - “Celebração” - Visões Úteis
Dia 15, terça-feira
21h30 - “O Barrete de Guizos” - GICC - Teatro das Beiras
23h30 - “Romeu e Julieta” - Chapitô
Dia 16, quarta-feira
21h00 - “U-la praia?” - Os Sete Magníficos Mais Un
21h30 - “Ratman & Bobyn” - Bacana
23h30 - “Todo o Mundo é um Palco” - Teatro Art Imagem
Dia 17, quinta-feira
21h00 - “O Gordo e o Calvo” - Os Sete Magníficos Mais Un
21h30 - “Abaixo de Cão” - Atitudes/ Óscar Branco
23h30 - “The Swinging Marionettes“ - Pavel Vangeli
Dia 18, sexta-feira
21h00 - “A Noiva” - Adelaide Teixeira
21h30 - “Toda a Donzela tem um Pai que é uma fera” - Ideias Ideais Produções
23h30 - “Capitain Mierden” - Loco Brusca
16h00 - “Céu Clandestino” - Pedro Correia e Pedro Ribeiro
21h00 - “As Cincentas Desclowntroladas” - Os Sete Magníficos Mais Un
21h30 - “Recitália” - André Gago e Marcantónio Del Carlo
23h30 - “The Heroic Adventures of the Fool” - Pavel Vangeli
21h00 - “A Noiva” - Adelaide Teixeira
21h30 - “Stingo” - Yllana
23h30 - “Itizzz…. Some Sing” - Bernard Massuir
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt
o que achou desta notícia?
concordam consigo
A redação do CM irá fazer uma avaliação e remover o comentário caso não respeite as Regras desta Comunidade.
O seu comentário contem palavras ou expressões que não cumprem as regras definidas para este espaço. Por favor reescreva o seu comentário.
O CM relembra a proibição de comentários de cariz obsceno, ofensivo, difamatório gerador de responsabilidade civil ou de comentários com conteúdo comercial.
O Correio da Manhã incentiva todos os Leitores a interagirem através de comentários às notícias publicadas no seu site, de uma maneira respeitadora com o cumprimento dos princípios legais e constitucionais. Assim são totalmente ilegítimos comentários de cariz ofensivo e indevidos/inadequados. Promovemos o pluralismo, a ética, a independência, a liberdade, a democracia, a coragem, a inquietude e a proximidade.
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza expressamente o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes ou formatos actualmente existentes ou que venham a existir.
O propósito da Política de Comentários do Correio da Manhã é apoiar o leitor, oferecendo uma plataforma de debate, seguindo as seguintes regras:
Recomendações:
- Os comentários não são uma carta. Não devem ser utilizadas cortesias nem agradecimentos;
Sanções:
- Se algum leitor não respeitar as regras referidas anteriormente (pontos 1 a 11), está automaticamente sujeito às seguintes sanções:
- O Correio da Manhã tem o direito de bloquear ou remover a conta de qualquer utilizador, ou qualquer comentário, a seu exclusivo critério, sempre que este viole, de algum modo, as regras previstas na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, a Lei, a Constituição da República Portuguesa, ou que destabilize a comunidade;
- A existência de uma assinatura não justifica nem serve de fundamento para a quebra de alguma regra prevista na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, da Lei ou da Constituição da República Portuguesa, seguindo a sanção referida no ponto anterior;
- O Correio da Manhã reserva-se na disponibilidade de monitorizar ou pré-visualizar os comentários antes de serem publicados.
Se surgir alguma dúvida não hesite a contactar-nos internetgeral@medialivre.pt ou para 210 494 000
O Correio da Manhã oferece nos seus artigos um espaço de comentário, que considera essencial para reflexão, debate e livre veiculação de opiniões e ideias e apela aos Leitores que sigam as regras básicas de uma convivência sã e de respeito pelos outros, promovendo um ambiente de respeito e fair-play.
Só após a atenta leitura das regras abaixo e posterior aceitação expressa será possível efectuar comentários às notícias publicados no Correio da Manhã.
A possibilidade de efetuar comentários neste espaço está limitada a Leitores registados e Leitores assinantes do Correio da Manhã Premium (“Leitor”).
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes disponíveis.
O Leitor permanecerá o proprietário dos conteúdos que submeta ao Correio da Manhã e ao enviar tais conteúdos concede ao Correio da Manhã uma licença, gratuita, irrevogável, transmissível, exclusiva e perpétua para a utilização dos referidos conteúdos, em qualquer suporte ou formato atualmente existente no mercado ou que venha a surgir.
O Leitor obriga-se a garantir que os conteúdos que submete nos espaços de comentários do Correio da Manhã não são obscenos, ofensivos ou geradores de responsabilidade civil ou criminal e não violam o direito de propriedade intelectual de terceiros. O Leitor compromete-se, nomeadamente, a não utilizar os espaços de comentários do Correio da Manhã para: (i) fins comerciais, nomeadamente, difundindo mensagens publicitárias nos comentários ou em outros espaços, fora daqueles especificamente destinados à publicidade contratada nos termos adequados; (ii) difundir conteúdos de ódio, racismo, xenofobia ou discriminação ou que, de um modo geral, incentivem a violência ou a prática de atos ilícitos; (iii) difundir conteúdos que, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, tenham como objetivo, finalidade, resultado, consequência ou intenção, humilhar, denegrir ou atingir o bom-nome e reputação de terceiros.
O Leitor reconhece expressamente que é exclusivamente responsável pelo pagamento de quaisquer coimas, custas, encargos, multas, penalizações, indemnizações ou outros montantes que advenham da publicação dos seus comentários nos espaços de comentários do Correio da Manhã.
O Leitor reconhece que o Correio da Manhã não está obrigado a monitorizar, editar ou pré-visualizar os conteúdos ou comentários que são partilhados pelos Leitores nos seus espaços de comentário. No entanto, a redação do Correio da Manhã, reserva-se o direito de fazer uma pré-avaliação e não publicar comentários que não respeitem as presentes Regras.
Todos os comentários ou conteúdos que venham a ser partilhados pelo Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã constituem a opinião exclusiva e única do seu autor, que só a este vincula e não refletem a opinião ou posição do Correio da Manhã ou de terceiros. O facto de um conteúdo ter sido difundido por um Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã não pressupõe, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, que o Correio da Manhã teve qualquer conhecimento prévio do mesmo e muito menos que concorde, valide ou suporte o seu conteúdo.
ComportamentoO Correio da Manhã pode, em caso de violação das presentes Regras, suspender por tempo determinado, indeterminado ou mesmo proibir permanentemente a possibilidade de comentar, independentemente de ser assinante do Correio da Manhã Premium ou da sua classificação.
O Correio da Manhã reserva-se ao direito de apagar de imediato e sem qualquer aviso ou notificação prévia os comentários dos Leitores que não cumpram estas regras.
O Correio da Manhã ocultará de forma automática todos os comentários uma semana após a publicação dos mesmos.
Para usar esta funcionalidade deverá efetuar login.
Caso não esteja registado no site do Correio da Manhã, efetue o seu registo gratuito.
Escrever um comentário no CM é um convite ao respeito mútuo e à civilidade. Nunca censuramos posições políticas, mas somos inflexiveis com quaisquer agressões. Conheça as
Inicie sessão ou registe-se para comentar.