Vento e chuva fazem estragos

As primeiras chuvas fortes que caíram ontem na zona Norte provocaram lençóis de água nas estradas e estiveram na origem de vários acidentes. Parte do revestimento da fachada de um prédio, em Matosinhos, não resistiu ao vento e caiu em cima de quatro carros.

02.11.09
  • partilhe
  • 0
  • +
Vento e chuva fazem estragos
Na rua de D. João I, em Matosinhos, o revestimento em tijolo do prédio cedeu e atingiu quatro carros Foto José Rebelo

Durante a manhã, vários tijolos soltaram-se da varanda do quarto andar de um edifício na rua D. João I. Os carros que estavam estacionados mesmo por debaixo da varanda ficaram danificados e a zona de perigo foi vedada pela polícia, que marcou um perímetro de segurança. Apenas por acaso não passavam pessoas naquela rua central de Matosinhos.

No Porto, a chuva provocou uma grande inundação na passagem de peões da estação de comboios de Contumil. Os Bombeiros Sapadores levaram várias horas para escoar a água que interditou a utilização da rua subterrânea que atravessa a linha férrea. Segundo os bombeiros, é uma situação frequente naquele local sempre que chove com intensidade. Nas ruas e estradas, os lençóis de água estiveram na origem de vários despistes de viaturas e acidentes de viação. Sarjetas entupidas com folhas secas ou lixo e resíduos de óleo automóvel misturados com a chuva são grandes inimigos dos automobilistas. Não há registo de feridos graves neste tipo de acidentes.

O vento também derrubou algumas árvores, mas as quedas não provocaram danos nem feridos.

TEMPERATURAS VÃO BAIXAR A PARTIR DE HOJE

Hoje ocorre uma descida brusca das temperaturas na ordem dos seis a dez graus em resultado da passagem de uma superfície frontal fria, segundo as previsões do Instituto de Meteorologia. A deslocação da massa de ar polar levará os termómetros a caírem até aos 18 graus em Lisboa esta tarde, quando ontem foram registados 23 graus. A descida será mais acentuada no Interior. Na Serra da Estrela são esperados dez graus de máxima e mínima de 2 graus para esta madrugada. No Litoral, a Norte do Cabo Mondego está prevista chuva.

MAU TEMPO A NORTE PIORA DURANTE A TARDE

As chuvas e ventos fortes deverão manter-se hoje em alguns distritos do Norte do País. De acordo com as previsões do Instituto de Meteorologia, Viana do Castelo, Braga e Porto serão atingidos por chuvas fortes, sobretudo durante a tarde. A chuva será acompanhada de vento forte que soprará a cerca de 55 km/hora, com rajadas nas terras altas que poderão atingir os 80 km/hora. Viana do Castelo, Vila Real, Bragança e Viseu deverão ser os mais fustigados.

pub

pub

Ver todos os comentários
Para comentar tem de ser utilizador registado, se já é faça
Caso ainda não o seja, clique no link e registe-se em 30 segundos. Participe, a sua opinião é importante!