Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
7

Reclusos transmitem em direto festa de aniversário na cadeia de Linhó

Prisão conta atualmente com cerca de mil reclusos. Recluso que gravou e divulgou o vídeo já foi identificado.
Miguel Curado 20 de Abril de 2019 às 18:04
A carregar o vídeo ...
Reclusos transmitem em direto festa de aniversário na cadeia de Linhó

Um grupo de reclusos, cerca de 20, transmitiu em direto no Facebook este sábado à tarde, uma festa de aniversário no pátio da Ala A da cadeia do Linhó, em Sintra.

Pelo que é possível ver nas imagens a que o Correio da Manhã teve acesso, à semelhança do que aconteceu na cadeia de Paços de Ferreira, não é possível verificar a presença dos guardas prisionais.

O vídeo, com cerca de quatro minutos, foi publicado no perfil de um dos reclusos que cumpre sete anos e meio de prisão por roubos.

Nas imagens é ainda possível ver um recluso a cortar o cabelo a outro, o que demontra que estes têm acesso a objetos cortantes como é o caso de uma tesoura.

É ainda possível ver os reclusos a dançaram, divertidos, ao som de música com o volume alto.

A cadeia do Linhó só tem reclusos condenados por crimes pesados. 

Atualmente a cadeia conta com cerca de mil reclusos. 






Identificado recluso que filmou e divulgou imagens da cadeia do Linhó
O recluso que filmou e divulgou imagens captadas este sábado no interior do Estabelecimento Prisional do Linhó, em Sintra, foi identificado e será alvo de processo disciplinar, segundo fonte da Direção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais (DGRSP).

"Quer o recluso que filmou e divulgou as imagens, captadas durante o recreio da manhã no Estabelecimento Prisional do Linhó, quer os outros reclusos que aparecem nas imagens estão devidamente identificados", refere a Direção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais, numa nota enviada à Lusa.

A Direção-Geral acrescenta ainda que "estes reclusos, em conformidade com as disposições legais, serão objeto de procedimento e subsequentes sanções disciplinares, as quais poderão ir, consoante o grau de participação da cada um no ilícito disciplinar, até ao internamento em regime de segurança".

Ala A Facebook Linhó paços de ferreira Sintra prisão
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)