Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
3

Vinga expulsão e mata senhorio

Tinha plano para assassinar família.
Paula Gonçalves 15 de Dezembro de 2015 às 08:15
Armando Luís (foto pequena) de 67 anos foi o alvo da vingança do ex-inquilino. Luís Calado (à esq.) foi cúmplice de José Moreira (à dir.)
Armando Luís (foto pequena) de 67 anos foi o alvo da vingança do ex-inquilino. Luís Calado (à esq.) foi cúmplice de José Moreira (à dir.) FOTO: Ricardo Almeida
O plano do homicida era matar uma família que o tinha expulsado de casa, na Serra de Castros, Figueira da Foz, após um desentendimento, e da qual jurou vingar-se. Mas no dia que escolheu para concretizar a ameaça, a 27 de junho de 2015, só estava Armando Luís, de 67 anos, na habitação. Foi brutalmente espancado na cabeça, até lhe arrancarem uma orelha com um pé de cabra e por fim esfaqueado até à morte, descreve a acusação do Ministério Público.

A filha e o genro não estavam na casa e escaparam ao plano de vingança engendrado por José Moreira, um cadastrado, de 58 anos, que acolheram em casa quando saiu da cadeia, em julho de 2014, depois de cumprir pena por homicídio.

Para concretizar o crime, teve a ajuda de um cúmplice, Luís Calado, de 22 anos, com quem tinha vivido em Coimbra. Mas o plano terá sido preparado ao pormenor por José Moreira ao longo de nove meses. No dia do homicídio, os dois foram de autocarro até à aldeia com luvas, uma faca e um pé-de-cabra. Esconderam-se junto à garagem e atacaram a vítima de surpresa. Com o pé-de-cabra, José Moreira desferiu várias pancadas na cabeça, arrancando-lhe a orelha esquerda. Mas foi Luís Calado que o atingiu com um golpe fatal no pescoço. Já com Armando Luís inanimado, José Moreira ter-lhe-á desferido várias pancadas na cabeça e facadas no peito e abdómen. Depois arrastaram o corpo para um anexo e cobriram-no com tapetes e feno. Detidos pela PJ do Centro, estão agora acusados por homicídio qualificado, roubo e profanação de cadáver.

Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)