page view

Vizinhos salvam idosa das chamas

O fogo teve origem numa salamandra que se encontrava na cozinha. Um comerciante entrou na casa a arder e conseguiu resgatar a moradora.

24 de janeiro de 2015 às 09:12

"Ó António está a arder a casa da Melinha". O alerta foi da vizinha Maria Celeste Rodrigues, a quem o marido e o filho responderam com prontidão, arrombando o portão da velha casa agrícola, já tomada pelas chamas.

Mas foi Bernardino Marques, o dono do café da rua de Vila Nova, em Nogueira, Braga, que entrou na habitação e resgatou a idosa, que já estava a dormir.

Mulher resgatada de casa em chamas

"Foi difícil porque havia muito fumo e eu não conhecia bem a casa. Chamava, mas ninguém me respondia, o que complicou as coisas. Depois, lá consegui chegar ao quarto, peguei na senhora ao colo e trouxe-a cá para fora", disse o comerciante Bernardino Marques ao CM.

O incêndio, que teve origem numa salamandra que aquecia a cozinha, deflagrou pelas 23h00 de quinta-feira e, apesar da rápida intervenção dos Sapadores de Braga, destruiu parte da casa.

Amélia Gonçalves, de 80 anos, que vivia sozinha, já se tinha deitado e não deu pelo início do incêndio. "A salamandra tinha ficado acesa, mas ele já se tinha deitado e nem se apercebeu. Se não fosse ali o Bernardino, morria lá queimada", explicou Maria Celeste.

Os familiares da idosa agradeceram a "coragem e a valentia" do comerciante que, com a casa completamente tomada pelas chamas, entrou e resgatou Amélia Gonçalves.

A idosa foi socorrida no local pelo INEM, mas não precisou de ser hospitalizada. A casa ficou inabitável e, por isso, foi acolhida por uma sobrinha.

-----

Não deixe de nos seguir no Facebook

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8