VIH/sida: Lisboa com mais doentes
Quase 31 mil pessoas em Portugal estão infetadas.
Há mais homens do que mulheres com VIH/sida em Portugal e é na região de Lisboa que há mais pessoas a viver com a doença. Segue-se a Área Metropolitana do Porto e o Algarve. Estas são algumas conclusões do relatório ‘Infeção por VIH, SIDA e Tuberculose em números – 2015’, em Portugal, que indica haver 30 956 pessoas infetadas em tratamento.
De um total de 1220 casos de infeção por VIH/sida notificados em 2014, 540 casos registaram-se na Área Metropolitana de Lisboa, 226 são da região do Porto, seguindo-se o Algarve, com 70 casos, e Coimbra, com 54 casos. "O número de novos casos notificados de infeção por VIH decresceu 17,3 por cento relativamente a 2013", explicou António Diniz, diretor do Programa Nacional para a Infeção VIH/Sida.
De acordo com o relatório, os municípios com as taxas de incidência (casos por cada 100 mil habitantes) mais elevadas de casos notificados são: Amadora (35,6) Lisboa (33,0), Loures (26,4), Porto (26,1), Portimão (23,5), Sintra (22,1) e Cascais (21,5). "Manteve-se relativamente estável o padrão epidemiológico dos últimos anos. Ou seja, aquilo que predomina em Portugal é a transmissão por via heterossexual, mas há um acréscimo progressivo do número de transmissões e da proporção nos homens que têm sexo com outros homens", referiu António Diniz, na apresentação do relatório, em Lisboa.Manteve-se também a ocorrência de casos em pessoas acima dos 50 e dos 65 anos. "Vamos aconselhar a realização do teste do VIH a todas as pessoas acima dos 18 anos", avançou o responsável.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt