Governo vai contratar 1234 jovens médicos

839 vagas são em hospitais, 378 em medicina geral e familiar e 17 para saúde pública.

27 de julho de 2018 às 01:30
Médicos, xxx Foto: Getty Images
Médicos, xxx Foto: Getty Images
Médicos Foto: Getty Images

1/3

Partilhar

O Centro Hospitalar de Lisboa Central e os hospitais de Coimbra, do Algarve e de Évora são as unidades de saúde com mais carência de profissionais de Saúde e, por isso, são aquelas que vão poder contratar um maior número de médicos recém-especialistas, segundo os despachos publicados ontem em Diário da República.

Documentos

Pub

No total , são 1234 vagas destinadas aos jovens clínicos: 839 em hospitais, 378 em medicina geral e familiar e 17 destinadas à área da saúde pública. Segundo o secretário de Estado Adjunto e da Saúde, Fernando Araújo, "até ao fim de setembro os médicos deverão estar no local onde pertencem".

Pub

O concurso chega com quase três meses de atraso, mas apresenta mais vagas do que o número de médicos que concluiu a especialidade este ano: 1079, havendo por isso 155 vagas a mais, destinadas a clínicos que já tenham terminado o internato há mais tempo.

"Queremos captar os médicos que estão fora do Serviço Nacional de Saúde, porque precisamos deles", disse Fernando Araújo.

Os diplomas prevêem ainda incentivos financeiros, de "progressão de carreira e até de férias" a 150 médicos que queiram trabalhar em hospitais e centros de saúde em regiões carenciadas.

Pub

Os centros hospitalares da Cova da Beira, do Médio Tejo e do Algarve são os que têm mais vagas.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar