Maior sismo do ano sentido no Litoral Norte e Centro

Terra tremeu no Litoral pelas 04h27. Há 37 registos desde janeiro.

02 de novembro de 2018 às 08:29
Partilhar

A terra tremeu esta quinta-feira em Portugal, pelas 04h27, naquele que é o sismo com maior magnitude desde o início do ano.

O epicentro do tremor de terra ocorreu no oceano Atlântico, a 480 quilómetros a Oeste de Peniche e teve uma magnitude de 5,2 na escala de Richter.

Pub

Segundo avançou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera, foi sentido nos distritos de Braga, Porto, Aveiro, Coimbra. Leiria e Lisboa com uma intensidade de III na escala modificada de Mercalli. Uma intensidade máxima de IV foi verificada no concelho da Figueira da Foz.

O IPMA adianta que, de acordo com a informação disponível, o abalo não causou danos pessoais ou materiais.

Pub

Este é o 37º sismo com uma magnitude superior a 2,0 na escala de Richter registado no Continente desde o início do ano. De todos estes abalos telúricos foram 25 os que foram sentidos.

No dia 4 de setembro último, um sismo com a magnitude de 4,6 teve o seu epicentro também no oceano Atlântico, a cerca de 130 quilómetros do Cabo Mondego, e igualmente foi sentido no Litoral Centro e Norte.

A 15 de janeiro último, um outro sismo com a magnitude de 4,9 na escala de Richter ocorreu na zona de Arraiolos e foi sentido na maior parte do Continente.

Pub

PORMENORES 

Intensidade moderada

O sismo de ontem ocorreu no fundo do Atlântico a uma profundidade de 25 quilómetros na região Abissal Ibérica. Com uma intensidade de IV é classificado como fraco a moderado, provocando o abanar de objetos.

Pub

Maior impacto em 2009

É necessário recuar a 17 de Dezembro de 2009 para encontrar um sismo de maior magnitude. Atingiu os 6,0 e teve o epicentro a 100 quilómetros a sudoeste da ponta de Sagres (Algarve).

1 de novembro de 1755

Pub

Há 263 anos, no Dia de Todos os Santos, Portugal registou um dos piores sismos ocorridos no Mundo e que provocou a destruição em Lisboa. O abalo foi seguido de um tsunami que arrasou várias áreas da costa.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar