DGS ultima regras para ter turismo controlado
Autoridades de saúde não esperam “fluxo muito grande” mas já preparam medidas.
Segundo Graça Freitas, diretora-geral da Saúde, está a ser ultimado um conjunto de regras para a retoma do setor do turismo, aquele que está a ser mais afetado pelos efeitos desta pandemia.
Para as autoridades de saúde que estão a definir a estratégia, o foco está nos hotéis, restaurantes e praias, para que seja possível "compatibilizar fluxos de pessoas com regras sanitárias e de segurança". Recorde-se que os restaurantes reabrem dia 18 com capacidade reduzida e novas regras para proteção de clientes e funcionários. Já as praias estão interditas à prática balnear, podendo apenas ser utilizadas para a prática de exercício físico, como caminhadas. Por sua vez, os hotéis estão já, de forma gradual, a reabrir portas, adaptados a esta nova realidade.
As novas regras em Portugal para o setor estarão alinhadas com as diretrizes que a Comissão Europeia irá emitir, na próxima quarta-feira, para a retoma do turismo em todos os Estados-Membros. Neste manual constarão também indicações sobre as viagens entre países.
"Estamos a trabalhar nesse equilíbrio, em voltar à normalidade possível com o cumprimento de regras em todo o fluxo de pessoas no turismo, seja nacional, seja internacional", reforçou Graça Freitas.
Mais portugueses à procura de casas para férias no campoO turismo rural está a registar um aumento da procura, na sequência da pandemia. As associações que representam este setor olham para esta oferta como uma solução para os portugueses se "confinarem em férias". Uma das preocupações está, contudo, na dimensão do mercado interno, que poderá não ser suficiente para garantir as receitas mínimas para a continuação destes negócios.
Setor do vinho regista quebra de 50% na produçãoO setor do vinho registou quebras de 50% na produção por causa da pandemia. Os produtores mostram-se preocupados com as próximas vindimas, já que têm adegas e armazéns cheios devido à quebra das vendas, justificada sobretudo pelo fecho de restaurantes. Como avançou o CM, apesar de muitos empresários terem lançado lojas online, a procura não compensou a quebra.
Mais de 100 milhões de ajudas à agriculturaMaria do Céu Albuquerque avançou ao ‘Negócios’ que, até abril, foram pagos mais de 100 milhões de ajudas a agricultores. A ministra garantiu ainda que não há o risco de faltar arroz e trigo no mercado.
Mais informação sobre coronavírus AQUI.
MAPA da situação em Portugal e no Mundo.
SAIBA como colocar e retirar máscara e luvas.
APRENDA a fazer a sua máscara em casa.
CUIDADOS a ter quando recebe uma encomenda em casa.
DÚVIDAS sobre coronavírus respondidas por um médico
Em caso de ter sintomas, ligue 808 24 24 24
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt