Alunos consideram exame de português fácil

Escola Secundária Clara de Resende, no Porto, teve 147 alunos a fazer exame obrigatório.

17 de junho de 2025 às 14:33
Maria Jacinto, aluna Escola Secundária Clara de Resende, Porto Foto: Marcos Brea, CMTV
Catarina Silva, aluna Escola Secundária Clara de Resende, Porto Foto: Marcos Brea, CMTV

1/2

Partilhar

"Achei fácil. Correu bem". A declaração é de Maria Jacinto, mas é unânime entre os alunos da Escola Secundária Clara de Resende, no Porto. À saída do exame nacional de Português, Maria era uma dos 147 alunos que fizeram exame naquela escola, e que ficou satisfeita com o facto de saírem os Lusíadas, de Luís Vaz de Camões, e a Mensagem, de Fernando Pessoa.

Durante duas horas, mais trinta minutos de tolerância, em todo o país foram 81 mil alunos que inscritos na prova que é obrigatória para terminar o 12º ano de escolaridade.

Pub

Se os nervos eram muitos, à entrada da sala, à saída, os rostos sorridentes deixavam antever satisfação, mesmo naqueles que não consideraram o teste "assim tão fácil", mas que consideram que vai dar para tirar nota positiva. "Não achei Muito fácil. Como era obrigatório, achei que iria ser mais fácil. No entanto, não tenho dúvidas que  a nota será positiva", disse, ao CM, Catarina Silva, no final da prova. 

A época de exames nacionais arrancou, esta terça-feira, com mais de 160 mil alunos do 11.º e 12.º anos inscritos para realizarem, até ao final do mês, as provas que permitem concluir o ensino secundário e concorrer ao superior. Os resultados da primeira fase dos exames nacionais serão divulgados a 15 de Julho, seguindo-se a segunda fase, entre os dias 18 e 24 de julho.  

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar