Apoio à deslocação pode chegar a 20 mil professores

Estimativa da Federação Nacional de Educação para medida que é esta segunda-feira negociada com sindicatos.

21 de julho de 2025 às 01:30
Professores deslocados recebem até 450€ brutos Foto: Direitos Reservados
Partilhar

O apoio aos professores deslocados, que até agora beneficiou 2 800 profissionais de escolas com mais carência de docentes, poderá chegar a 20 mil professores a partir de setembro. O alargamento do apoio a todos os professores deslocados, anunciado na quinta-feira pelo primeiro-ministro no parlamento, começa esta segunda-feira a ser negociado com os sindicatos.

“Correndo o risco de falhar, pelo menos cerca de 20 mil professores poderão ser afetados por esta medida”, estima Pedro Barreiros, secretário-geral da Federação Nacional de Educação (FNE), que não é particularmente adepto da medida. “Se perguntar aos professores deslocados a maioria dirá que é melhor que nada, mas, simultaneamente, aceitar isto é aceitar o mínimo, é aceitar algo que não dignifica a carreira”, afirmou o dirigente sindical, lembrando que os valores em causa, que podem variar entre 150 euros e 450 euros, são brutos. “Para alguns dará para encher um depósito do carro”, disse, defendendo "uma valorização da carreira e não apoios avulso".

Pub

O alargamento do apoio até já tinha sido aprovado pela oposição em março (com votos contra de PSD e CDS), para ser aplicada em janeiro de 2026, mas o Governo decidiu agora antecipar a sua implementação para setembro.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar