Bactéria detetada em dois bebés em Vila Franca de Xira e Alenquer

Dois casos diagnosticados na área de influência da ULS Estuário do Tejo. Hospital de Vila Franca de Xira nega existência de surto na região.

18 de maio de 2026 às 01:30
Infeção afeta predominantemente crianças até aos 5 anos Foto: Direitos reservados
Partilhar

Foram detetados dois casos de campilobacteriose em duas crianças, de dois meses, de Vila Franca de Xira, e de dez meses, do Carregado (Alenquer). As crianças têm tido vários sintomas, como diarreia e febres persistentes. Ao Correio da Manhã, a Unidade Local de Saúde (ULS) Estuário do Tejo confirma os diagnósticos, e que “ambos os casos foram comunicados à Autoridade de Saúde Pública”, tendo sido feitos inquéritos epidemiológicos às famílias das crianças.

“Não foi identificado qualquer vínculo epidemiológico entre os casos notificados, não existindo qualquer evidência de surto institucional, ou outro, como creches ou contactos próximos entre as crianças referenciadas”. 

Pub

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar