Bastonário da Ordem dos Médicos reage à demissão dos chefes do serviço de Urgência Geral do Hospital de Loures

Miguel Guimarães refere que é necessário ter um novo modelo de gestão do SNS.

01 de março de 2023 às 14:05
Miguel Guimarães Foto: miguel baltazar
Hospital Beatriz Ângelo, em Loures, demissão, SNS Foto: Vitor Mota

1/2

Partilhar

O Bastonário da Ordem dos Médicos, Miguel Guimarães, esteve esta quarta-feira no hospital Beatriz Ângelo, em Loures, e referiu que é preocupante os problemas de há seis anos continuarem hoje. 

Miguel Guimarães refere que existe falta de médicos, em particular no serviço de pediatria, e refere ainda que é necessário valorizar a forma de trabalho dos médicos em Portugal. 

Pub

O Bastonário frisou, por seu turno, que o Serviço Nacional de Saúde (SNS) "precisa de um novo modelo de gestão", com a "valorização dos profissionais", para poderem ser ultrapassados os problemas existentes.

A visita aconteceu no dia em que foi conhecida a demissão dos chefes de serviço de urgência, que dizem estar em causa, nas atuais condições de funcionamento, a "missão e a qualidade assistencial", bem como a "segurança de todos os doentes e profissionais".

Pub

Na terça-feira, o ministro da saúde, Manuel Pizarro, assumiu que a urgência pediátrica do hospital de Loures vai encerrar à noite a partir desta quarta-feira porque "não há disponibilidade de profissionais".

Segundo uma nota da administração da unidade, este serviço passa a funcionar apenas de segunda a sexta-feira, entre as 09:00 e as 21:00.

"Esta decisão transitória, acordada com a Direção Executiva do SNS e com o Conselho Diretivo da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo, decorre da dificuldade de preenchimento das escalas que, até ao momento, não foi possível ultrapassar", lê-se na informação.

Pub

Manuel Pizarro anunciou que, na próxima semana, vai ser conhecido o plano para o funcionamento regular das urgências de pediatria de toda a Área Metropolitana de Lisboa, explicando que a população que recorre à urgência pediátrica do Hospital Beatriz Ângelo deve antes usar os serviços que se mantêm abertos, como os do Hospital de Santa Maria, Hospital Dona Estefânia ou Hospital de São Francisco Xavier, todos em Lisboa.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar