Beber chá quente aumenta o risco de cancro do esófago
Estudo acompanhou e avaliou, durante 10 anos, mais de 50 mil pessoas.
Um estudo realizado por investigadores da Universidade de Ciências Médicas de Teerão, no Irão, concluiu que beber chá muito quente pode aumentar o risco de cancro do esófago.
De acordo com a investigação, publicada esta quarta-feira no International Journal of Cancer, quem bebe mais de 700ml de chá a uma temperatura superior a 60ºC, corre 90% mais riscos de ter cancro do esófago do que as pessoas que bebem menos chá, a temperaturas inferiores.
O estudo, com Farhad Islami, da Sociedade Americana de Cancro, como principal autor, avaliou mais de 50 mil pessoas em Golestan, no Irão. Muitas pessoas gostam de beber bebidas quentes, como café e chá, mas o investigador relembra a importância de "esperar que as bebidas quentes arrefeçam" antes de serem consumidas.
Os participantes do estudo tinham entre 40 e 75 anos e foram acompanhados cerca de 10 anos. Entre 2014 e 2017, os investigadores detetaram 317 casos do cancro em estudo.
Já vários estudos tinham chegado à conclusão de que o chá quente prejudicava a saúde, porém esta nova investigação permitiu identificar uma temperatura específica a que não deve consumir a bebida.
No mesmo estudo pode ler-se que, segundo a Agência Internacional de Pesquisa sobre o Cancro, o cancro do esófago é o oitavo mais comum no mundo. De acordo com dados da mesma agência, cerca de 400 mil pessoas morrem, por ano, com este cancro. As principais causas prendem-se com o consumo excessivo de tabaco e álcool. Os estudos permitem concluir que os líquidos quentes podem também pertencer à lista das causas.
Segundo a Sociedade Americana de Cancro, estima-se que este ano já foram confirmados 13.750 casos de cancro do esófago nos homens e 3.900 em mulheres, nos Estados Unidos.
Apesar de o chá ser a bebida alvo deste estudo, os investigadores precisam de realizar mais pesquisas para obter outro tipo de conclusões, na medida em que o principal ativador do cancro pode ser o calor da bebida e não o tipo desta.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt