Bombeiros ameaçam parar ambulâncias se INEM não saldar dívidas

Liga dos Bombeiros Portugueses dá quarta-feira como data limite, caso contrário as ambulâncias INEM param logo na sexta-feira.

Atualizado a 19 de julho de 2025 às 17:01
INEM Foto: Direitos Reservados
Partilhar

A Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP) exigiu este sábado o pagamento das dívidas do INEM às corporações. Se a regularização não for feita até à próxima quarta-feira, 23 de julho, as corporações irão parar logo na sexta-feira (25 de julho) as ambulâncias (principal e substituição) atribuídas por este organismo para missões de emergência médica.

Em causa, segundo disse o presidente da LBP, António Nunes, após a aprovação por unanimidade do protesto, está "o pagamento dos serviços feitos em maio, e ainda outros feitos entre fevereiro e abril". "Cada saída de uma ambulância INEM estacionada num corpo de bombeiros implica um pagamento de 21 euros às associações", concretizou António Nunes.

Pub

No Conselho Nacional da LBP, realizado este sábado em Oleiros, foi denunciado que devido aos atrasos do ministério da Saúde na regularização destas dívidas relativas à emergência pré-hospitalar, existem muitas associações humanitárias proprietárias de corpos de bombeiros que estão a atravessar dificuldades financeiras. 

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar