Cada português bebe 10,6 litros de álcool
Consumo de álcool diminuiu nos últimos 20 anos.
Cada português consumiu, em média, quase 11 litros de álcool puro no ano de 2012. Este valor torna Portugal no décimo país onde o consumo de bebidas alcoólicas é mais elevado, segundo o relatório ‘Combatendo o Consumo Excessivo de Álcool – Política Económica e de Saúde Pública’, da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE), divulgado ontem e que inclui dados relativos aos 34 países membros e outras seis nações parceiras.
Apesar de continuar a apresentar resultados superiores à média da OCDE – estabelecida nos 9,1 litros por pessoa –, Portugal é o quinto país que mais diminuiu o consumo de álcool no espaço de 20 anos (entre 1992 e 2012), registando uma quebra de 21%. Também a OCDE verificou, neste período, uma descida de 2,5%.
Ao contrário da tendência da OCDE, onde a cerveja é a bebida mais consumida, a preferência dos portugueses concentra-se no vinho. Só depois surge a cerveja, seguindo-se as bebidas espirituosas. No que respeita à avaliação dos padrões de consumo, Portugal é classificado como apresentando um comportamento de baixo risco.
O relatório alerta ainda para as consequências do consumo alcoólico excessivo. Em 2010, este era o quinto fator de risco, a nível mundial, associado à mortalidade e incapacidade.
Só 30% dos jovens com 15 anos nunca experimentaram
"Quanto mais precoces são os consumos, maior é a nocividade e maior a probabilidade de desenvolver dependência", alerta João Goulão, presidente do Observatório Europeu da Droga e Toxicodependência.
O aumento do consumo entre menores é justificado com fatores como o baixo preço de algumas bebidas, bem como uma maior disponibilidade para a sua aquisição e a promoção de álcool destinado aos jovens.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt