Canábis pode atacar tumores
Experiência com ratos mostra potencial da planta.
O Governo dos Estados Unidos da América admitiu, pela primeira vez, que a canábis pode causar a morte de células cancerígenas, inibir o seu crescimento e impedir o aumento dos vasos sanguíneos que alimentam os tumores.
O site governamental do Instituto Nacional do Cancro inclui agora, na secção sobre medicina complementar e alternativa, uma página dedicada aos efeitos desta droga no tratamento de doenças oncológicas. A medida já é considerada como um avanço na luta contra o estigma que rodeia a canábis.
A decisão foi tomada com base em estudos recentes. Os investigadores apuraram que os canabinoides demonstram capacidade para eliminar células cancerígenas em ratos, podendo garantir a proteção das células saudáveis. Componentes chave da canábis revelaram eficácia na prevenção do cancro do cólon, mama e fígado, e tem potencial para impulsionar efeitos da quimioterapia. O facto de os testes terem sido realizados apenas em animais leva, no entanto, várias entidades a alertarem para a falta de provas nos humanos.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt