Cirurgia devolve visão perdida

Cirurgia permitiu a paciente cego recuperar a visão.

01 de novembro de 2015 às 19:11
31-10-2015_23_58_31 Olhos 18.19.jpg Foto: DR
Partilhar

Um doente recuperou a visão perdida após ter sido submetido a uma cirurgia inédita, realizada no Centro Cirúrgico de Coimbra pela primeira vez no mundo. Ao longo de cinco horas e 18 minutos, uma equipa liderada pelo cirurgião oftalmologista António Travassos deslocou a estrutura de um olho para o outro, técnica designada por translocação parcial do segmento anterior.

Cego dos dois olhos, o paciente, que sofria de ambliopia, já não tinha hipótese de recuperação num deles, mas no outro os exames realizados demonstravam que existia essa possibilidade, ainda que remota.

Pub

A única solução, segundo António Travassos, era realizar um enxerto esclerocorneano do olho esquerdo para o direito. Como o doente pretendia manter o olho esquerdo, "passámos a parte toda opacificada do segmento anterior do olho direito para o esquerdo. Esta translocação bilateral é que é inédita", explica o cirurgião. A operação foi realizada com grande rigor para "tentar prevenir todas as alterações inerentes a essa translocação, nomeadamente a destruição do ângulo da câmara anterior".

Os resultados foram surpreendentes. O doente recuperou uma acuidade visual de 1/10, com condições para melhorar durante o processo de recuperação. "Um olho que à partida estaria perdido foi recuperado", refere o cirurgião, ao acrescentar que o doente, "em termos cirúrgicos, está perfeito".

Pub

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar