Comissão quer instituir Dia do Combatente
Proposta prevê celebração do dia em todo o País.
A Comissão dos Combatentes quer instituir, em todo o território nacional, o Dia do Combatente e, para isso, está a recolher assinaturas para levar a proposta ao comandante supremo das Forças Armadas, o Presidente da República, Cavaco Silva.
"É uma questão de patriotismo, de dignidade e de horna. Não é por nós: é pelos nosso filhos, netos e bisnetos, pelas gerações que vieram depois do Ultramar e do 25 de Abril. E mais do que isso, é para todos os combatentes portugueses, desde 1143", explica ao CM José Adelino Nunes, membro da comissão e ex-combatente no Ultramar.
Na proposta, a ser entregue a Cavaco Silva, está prevista a formação de uma comissão concelhia responsável pelo dia, assinalado com o içar da bandeira nacional e seguida de uma mensagem lida pelo Presidente da República.
Homenagem no 25 de Abril
Aquela comissão está ainda a organizar uma homenagem a todos os combatentes do Ultramar – sejam continentais, insulares, africanos ou asiáticos –, em memória de quem deu a vida para cumprir um dever. "Há uma luta que não vem nos livros de História: o regresso dos familiares e a restituição da alegria e da esperança de viver em paz", justifica José Adelino.
A homenagem terá lugar no dia 25 de Abril, às 11h00, junto ao Monumento aos Combatentes, em Belém (Lisboa).
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt