Conselho Metropolitano de Lisboa aprova voto de pesar por acidente com Elevador da Glória

Foi cumprido um minuto de silêncio em memória das vítimas.

05 de setembro de 2025 às 17:35
Acidente do Elevador da Glória Foto: Sérgio Lemos
Partilhar

O conselho da Área Metropolitana de Lisboa (AML) aprovou esta sexta-feira, por unanimidade, um voto de pesar a manifestar às famílias das vítimas do acidente com o Ascensor da Glória, em Lisboa, foi divulgado em comunicado.

O Conselho Metropolitano de Lisboa expressou também votos de "rápida recuperação aos feridos" e de "solidariedade à Câmara Municipal de Lisboa e ao seu presidente" e cumpriu um minuto de silêncio em memórias das vítimas do acidente.

Pub

O elevador da Glória, em Lisboa, descarrilou na quarta-feira, causando 16 mortos e 23 feridos.

O Governo decretou um dia de luto nacional, na quinta-feira. Já a Câmara de Lisboa decretou três dias de luto municipal, entre quinta-feira e sábado.

O elevador da Glória é gerido pela Carris, liga os Restauradores ao Jardim de São Pedro de Alcântara, no Bairro Alto, num percurso de cerca de 265 metros e é muito procurado por turistas.

Pub

Na mesma reunião, o conselho da AML decidiu pedir uma reunião ao primeiro-ministro para vir a tomar uma posição conjunta sobre a "criação de novo instrumento no âmbito das políticas de habitação".

Foi ainda aprovada, por unanimidade, a proposta para o pedido de nulidade da decisão do Governo relativa à eleição do conselho de administração dos portos de Lisboa, Setúbal e Sesimbra, para o mandato 2025-2027, "uma vez que este não contempla o representante designado pela Área Metropolitana de Lisboa, como está definido".

Os autarcas da AML aprovaram ainda os relatórios de caracterização e diagnóstico, visão estratégica, metas e indicadores e medidas para a mobilidade urbana sustentável, que integram o Plano Metropolitano de Mobilidade Urbana Sustentável, bem como o respetivo relatório de avaliação ambiental estratégica e a respetiva declaração ambiental.

Pub

A AML integra os municípios de Alcochete, Almada, Amadora, Barreiro, Cascais, Lisboa, Loures, Mafra, Moita, Montijo, Odivelas, Oeiras, Palmela, Seixal, Sesimbra, Setúbal, Sintra e Vila Franca de Xira.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar