139 mil pessoas vacinadas contra a Covid-19 até ao final de janeiro, garante Governo

Profissionais da saúde começam a formação para vacinar contra a Covid-19 já no sábado. Conheça os detalhes do plano de vacinação.

17 de dezembro de 2020 às 17:45
Pfizer vacina Covid-19 Foto: Direitos Reservados
Partilhar

Portugal vai receber um total de 312 975 doses da vacina Pfizer contra a Covid-19 durante os meses de dezembro e janeiro. 

Na primeira fase vão ser vacinados 120 mil residentes e profissionais de lares de idosos e 40 mil profissionais da saúde. As restantes doses da vacina serão acauteladas para uma segunda dose, sendo que as tomas têm que ser separadas por 21 dias. Os grupos prioritários vão receber SMS a ser convocados para a vacinação.

Pub

As doses da vacina da Pfizer vão chegar a Portugal em 62 caixas, sendo que a encomenda prevê que haja também vacinas para as regiões autónomas.

Ao que o CM conseguiu apurar, os profissionais da saúde começam a formação para vacinar já no sábado.

Pub

A vacinação contra a Covid-19 em Portugal arranca entre 27 e 29 de dezembro, com 9700 doses destinadas aos profissionais de saúde.

Os centros de saúde mais pequenos não entram na primeira fase de vacinação, visto que existem várias vacinas, com requisitos difíceis de cumprir.

Se um utente pertencer a um centro de saúde pequeno, e no caso de estar contemplado na primeira vaga de vacinação, é encaminhado para outro centro de saúde.

Pub

Cada unidade de saúde, em específico, terá de acautelar situações em que os utentes não conseguem deslocar-se. Não estão previstos, para já, protocolos com os bombeiros.

Os idosos acamados serão os únicos a receber a vacina em casa.

"Vai ser um processo longo, de muitos meses", relembrou o responsável da Task Force, Francisco Ramos, que garantiu a vacinação de 139 mil pessoas até ao final de janeiro.

Pub

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar