Dançar contra a Covid-19: ‘Desafio Jerusalema’ salta para a fama mundial após fazer furor em Portugal
Conheça a coreografia que até CR7 já dançou. Tema sul-africano com passos angolanos torna-se hino à esperança.
Se é adepto do TikTok ou até mesmo do YouTube, Facebook ou Instagram, certemente que já se deparou com o 'Jerusalema Challenge' ou 'Desafio Jerusalema', em que um grupo de pessoas dança uma coreografia animada ao som do tema 'Jerusalema' de Master KG e Nomcebo Zikode, sempre respeitando as normas de distânciamento aconselhadas pela OMS e pela DGS. A coreografia, que permite que os dançarinos nunca tenham contacto e mantenham a distância dee segurança, passou por Portugal e, agora, tornou-se num fenómeno mundial, sendo um hino à esperança no combate à pandemia de Covid-19 que assola o mundo.
Talvez não saiba, mas o tema é de 2019 e fez sucesso no final do ano passado na África do Sul, de onde são os dois artistas responsáveis pela música. A dança 'Jerusalema' é, no entanto, criada por um grupo de amigos em Angola que fez um vídeo com os passos ainda antes de serem decretados períodos de confinamento em todo o globo, em meados de fevereiro.
A dança, cujos passos são muito fáceis, depressa ganhou adeptos em Portugal, que se tornou plataforma de lançamento para a 'moda' a nível mundial. "É uma dança do povo de angola, que Portugal seguiu e depois se tornou viral a partir desse ponto", explica Master KG ao Sowetan.
Não tardou a que a dança fosse usada em pedidos de casamento, feitas por famílias, equipas de enfermeiros, polícias, médicos, freiras, empregados de mesa, trabalhadores aeroportuários e de companhias aéreas e... até Cristiano Ronaldo!
Num vídeo que o craque português partilhou em agosto, é possível ver Ronaldo animado a fazer alguns passos da famosa coreografia.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt