Ministério Público quer que Ricardo Salgado e restantes arguidos sejam julgados por corrupção
Ex-banqueiro é o principal arguido do caso BES, acusado de 65 crimes.
O Ministério Público (MP) quer que Ricardo Salgado e os restantes arguidos no processo BES sejam julgados por corrupção. Durante o debate instrutório do caso, que decorre esta terça-feira no tribunal de Monsanto e que antecede a decisão do juiz sobre quem vai a julgamento, o MP arrasou o ex-banqueiro.
"Ricardo Salgado disse que acusação era uma mão cheia de nada. Mas a prova produzida em sede de instrução em nada abalou o despacho de acusação", afirmou a procuradora Olga Barata, considerando que os arguidos apoiaram-se em "narrativas paralelas, passando ao lado das evidências".
"Será que os arguidos querem que a prova fique escondida?", questionou a representante do Ministério Público.
A procuradora disse ainda que "Ricardo Salgado comprou a vontade e personalidade dos funcionários para tudo o que fosse necessário" e que "aqueles arguidos venderam a sua disponibilidade".
Esta terça-feira, a defesa de Ricardo Salgado voltou a pedir ao juiz Pedro Correia a realização de uma perícia médica para atestar a doença de Alzheimer do ex-banqueiro, sob risco de nulidade da fase de instrução, mas o pedido voltou a ser negado.
Os advogados do ex-líder do BES alegam que o estado de saúde de Salgado se agravou e que é incapaz de realizar tarefas básicas como alimentar-se e tomar a medicação.
A defesa afirmou ainda que o tribunal de Cascais, onde corre um processo cível que visa Salgado, já aceitou tal perícia.
Ricardo Salgado é o principal arguido do caso BES e está acusado de 65 crimes.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt