Desconvocada greve dos Horários do Funchal entre hoje e quinta-feira

Conselho de administração da Horários do Funchal e o Sindicato Nacional dos Motoristas e Outros Trabalhadores chegaram a acordo.

17 de setembro de 2025 às 10:34
Funchal, Madeira Foto: Octavio Passos/Getty Images
Partilhar

A greve dos motoristas da empresa pública de transportes coletivos Horários do Funchal, na Madeira, convocada para esta quarta-feira e quinta-feira, foi desconvocada, informou o Governo Regional.

Em comunicado, a Secretaria Regional de Equipamentos e Infraestruturas adianta que o conselho de administração da Horários do Funchal e o Sindicato Nacional dos Motoristas e Outros Trabalhadores (SNMOT), responsável pela convocação da paralisação, chegaram a acordo.

Pub

Na mesma nota, a tutela explica que "o entendimento prevê um aumento adicional de 20 euros no vencimento base dos associados do SNMOT, com efeitos retroativos a janeiro de 2025, o que corresponde a um acréscimo global neste ano de 2025 de 65 euros no vencimento base".

Esta solução, acrescenta o executivo madeirense, "é equivalente ao que já tinha sido anteriormente acordado com o Sindicato dos Trabalhadores Rodoviários e Atividades Metalúrgicas da Região Autónoma da Madeira (STRAMM) e garante a uniformização dos aumentos salariais de todos os trabalhadores da empresa, independentemente do sindicato a que pertençam ou de serem ou não sindicalizados".

"O acordo agora celebrado reflete o esforço e a capacidade de diálogo entre as partes e permite a desconvocação da greve, atenuando assim o impacto sobre os utilizadores do transporte público", salienta a Secretaria Regional de Equipamentos e Infraestruturas.

Pub

O dirigente sindical do SNMOT Manuel Oliveira indicou, em 18 de agosto, que o plenário de trabalhadores mandatou o sindicato no sentido de convocar esta greve de 48 horas, que seria para manter enquanto continuassem "as discriminações salariais" na empresa.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar